Saturday, September 11, 2010

Passo 1: Estabelecendo um Planejamento Financeiro

Olá!

Dando sequencia ao meu post sobre a Receita para alcançar a Independência Financeira, estou publicando agora o meu planejamento financeiro.

A primeira parte da Receita é estabelecer um planejamento - que seria o primeiro passo para se construir uma poupança. O processo se resume em saber quanto você vai poder enriqueçer cada mês que se passa sem passar necessidades. Para isso, você deve determinar quais são os seus custos mensais e qual é o valor da sobra. Quando isso estiver feito, então você retira o valor da sobra no mesmo dia que cair o seu salário. Isso para que você não o gaste em bobagens e nem esqueça de economizar... Isso é especialmente importante para as pessoas compulsivas...

Antes de entrar em detalhes eu gostaria de comentar que eu particularmente não gosto da maioria dos softwares de finanças, onde você coloca cada centavo que você gastou no sistema e depois ele te diz aonde você esta gastando.. Os motivos são simples. Primeiro pelo fato de você ficar olhando para o que já aconteçeu. Depois que você já perdeu o mês, não adianta mais chorar o leite derramado... O outro motivo é que eu acho que isso é uma perda de tempo e um fator a mais de stress na vida. A gente tem que ser flexivel com as finanças. Por isso eu limito todo o meu planejamento à apenas 1 variável. Quanto você vai economizar todo mês - porque é apenas isso que verdadeiramente importa e que vai formar o seu patrimônio. Assim você pode dedicar mais tempo à sua família e amigos, esqueçe um pouco do dinheiro no dia a dia e quando o bolo começar a cresçer, você poderá investir mais tempo ao estudos dos investimentos (sem ter que se preocupar em inputar os gastos que você teve todo dia no sistema).

Bom, indo para meu exemplo pessoal. Primeiro gostaria de publicar os meus gastos mensais. Ver abaixo.



Conforme você pode ver, eu gasto aprox. 3.600 reais por mês. Eu estou ganhando 12 mil. Somados aos 2 mil da minha esposa, ganhamos juntos 14 mil. Logo, o dinheiro que sobraria todo mês seria de 10,4 mil reais (14 mil - 3,6 mil). Só que eu gosto de adicionar uma margem de segurança sempre para segurar imprevistos (exemplo clássico lá em casa: Aniversários). Então, minha meta todo mês é economizar 10 mil reais. Se sobrar alguma coisa no final do mês, eu e a minha mulher conversamos e decidimos o que queremos fazer.

Pra quem esta achando que eu só economizo bastante porque eu ganho bastante - isso não é verdade. Eu economizei muito durante toda a minha vida financeira. Na vida, a gente tem algumas grandes oportunidades de montar patrimonio. A primeira é quando se mora com os pais.. Eu já economizava muito mais do que eu gastava nessa época. Depois, a segunda oportunidade é a que eu estou tendo agora. Sucesso na carreira e ainda sem filhos... Eu estou me preparando bem antes de ter filho - porque a expectativa é que as minhas economias mensais desacelerem drásticamente... Segundo alguns amigos meus, a vida muda de foco quando você tem um filho.. As finanças viram segundo plano... E depois disso eu acredito que a outra oportunidade de economia é quando os filhos saem da casa.. Mas aí já é muito tarde para se começar a pensar em economizar... Especialmente se você quiser viver de renda...

Bom.. Eu sei que a maioria dos leitores aqui são mestres em finanças.. Mas se você ainda não fez essa tarefa, sugiro que você faça. Garanto que você não se arrependerá. Estabeleça o valor de economia mensal e não fuja dele. Se o valor ficar muito alto, reduza ele mas cumpra suas metas. Faça projeções e veja quanto isso representa ao ano...

E onde colocar o dinheiro? Se você não tem muita experiência com investimentos sugiro uma aplicação mais conservadora como CDB, poupança e Renda Fixa. Pelo menos assim você vai poder montar uma reserva bacana e ver o seu patrimonio se valorizando todo mes!! Isso é muito bom!! Deixe investimentos complicados para quando pequenos percentuais representarem valores consideráveis de diferença.. Por exemplo, 1% a mais de rentabilidade sobre um patrimonio de 100 mil é muito mais significativo do que 1% sobre uma reserva de 1 mil reais. Se você tem pequenas reservas foque toda a sua energia em cresçer este patrimonio com salário e redução de despesas ao invés de tentar obter rendimentos maiores.

Finalmente gostaria de comentar que fazendo isso todo mês durante 4 anos e meio de casamento eu aprendi algumas coisas valiosas que me ajudaram bastante a enxugar o orçamento doméstico e aumentar meus ganhos mensais. Mas esse tema vai ficar para o próximo post quando comentarei da segunda parte da Receita para alcançar a Independência Financeira.

É isso aí!!
Abraços e sucesso!!

7 comments:

  1. Grande VB, ótimo post, parabéns!


    Vc está sendo muito corajoso tb em abrir seu "sigilo orçamentário doméstico".....rsrsrsrs..... e dá pra ver q, com essa disciplina, vc vai alcançar a independência financeira antes do q imagina!



    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ReplyDelete
  2. Parabéns VB,

    Obrigado pela coragem em compartilhar algo que todos nós escondemos: salário.

    Abraço.

    ReplyDelete
  3. Parabens. Voce conseguiu varias coisas dificeis:

    - Uma boa renda
    - Um bom patrimonio ainda jovem
    - Manter um padrao de vida baixo
    - Uma esposa que o apoie

    O dificil é continuar gastando pouco quando se ganha bem mais.

    Sucesso!!

    ReplyDelete
  4. Ótimo post VB!

    IF disse tudo. Difíceis para a maioria, mas não tanto para quem possui objetivos na vida.

    Parabéns, a base já está montada. Agora é só erguer a construção. O sucesso será questão de tempo!

    Grande Abraço!

    ReplyDelete
  5. Que legal!!! Meu blog esta ficando movimentado!!! Obrigado pelos comentários!!

    Gui e Jonatas: Eu falei que esse blog não ia ter censura!! hehehehe

    IF: Concordo com você sobre as coisas que eu consegui - mas mesmo sem elas eu já ia me aposentar antes dos 35 com certeza!! Eu acredito que a IF pode ser alcançada por qualquer um de nós!!

    HC: Obrigado pelo comentário!!

    Abraços a todos e sucesso!!!

    ReplyDelete
  6. Legal VBI! Parabéns pela disciplina.
    .
    Não qualquer um que tem coragem de mostrar o orçamento doméstico na net.
    .
    Eu notei que só tem valor inteiro na tabela, você não gosta de números quebrados?? rs
    .
    Você se importaria em dizer a forma como você anota esses gastos?? Anota num caderno primeiro ou já coloca na planilha direto?? Você atualiza a planilha todo dia? toda semana? ou guarda tudo que é nota e atualiza uma vez no fim do mês.
    .
    Tenho uma planilha também. Atualizo uma vez por semana, mas ela é mais discriminada por itens e anoto cada centavo que gasto inclusive se for R$ 0,20 de xerox. Faço isto pelo menos nos últimos 15 anos
    .
    Abcs

    ReplyDelete
  7. Oi Willy Fog! Obrigado por todos os comentários aqui no blog! É isso que faz com que todos aprendam um pouquinho...

    Vamos lá. Começando a responder às suas perguntas:

    Eu só coloco valores inteiros porque o que eu faço é um orçamento e não uma prestação de contas. Eu foco apenas em planejar os próximos meses. Faço as contas no excel direto, e vejo quanto vai sobrar do salário (com uma folguinha). E pronto. Essa é a minha meta. Daí, quando cai o salário eu já transfiro o $$ para a minha conta de investimentos e aprendo a me virar com o que sobra. Atualizo a minha planilha 1 vez por ano ou quando existe uma mudança significativa nos meus gastos mensais.

    Eu sugiro que voce pare de fazer essas atualizações com centavos na sua planilha. Isso pode virar neurose e não necessariamente leve você a um otimo futuro financeiro.

    Lembre-se que o mais importante é o quanto você economiza por mes.. O resto é detalhe..

    Abraços

    ReplyDelete