Monday, September 13, 2010

Passo 2.a.a: Refinando seu Planejamento Financeiro / Aumente sua Renda

Esse post dá sequência à publicação sobre a Receita para alcançar a Independência Financeira.

Como ganhar mais? Essa é uma pergunta difícil de responder de maneira específica porque cada pessoa tem um determinado nível de educação, esta em fases diferentes da vida ou até mesmo tem perfis e atitudes diferentes. Então eu vou responder essa pergunta usando o meu perfil como base.

A primeira coisa que eu fiz para aumentar a minha renda desde meus 20 e poucos anos de idade foi me manter empregado durante o maior tempo possível. O trabalho é a única coisa que vai fazer você ganhar dinheiro de uma maneira sustentável no longo prazo. Portanto, trabalhe desde cedo e de forma constante para conseguir atingir seus objetivos cedo.

Outra maneira de ganhar dinheiro é você obter retorno dos seus investimentos. Quanto mais cedo você economiza, mais cedo o efeito dos juros compostos começam a fazer efeito. O duro é passar aquela fase em que os rendimentos são tão pequenos que mal da pra comprar uma coca-cola com o rendimento... Mas tudo bem.. Respire fundo... Compre uma coca-cola e tome pensando que você vai poder tomar mais uma dessas todo mês durante a sua vida inteira!! Só de rendimento!!

Mais uma dica: Peça aumento para o seu chefe de maneira clara e objetiva. Faça isso se você estiver entregando resultados e estiver com uma boa imagem. Apresente justificativas que justifiquem um aumento de salário. Se você não tem nenhuma justificativa ou sabe que nào esta indo bem no trabalho, só lhe resta uma oportunidade. Mudar de emprego. São nessas mudanças que muitas pessoas conseguem pulos significativos de salários. Só eu sei de dezenas de exemplos que aconteçeram com ex-colegas de trabalho. Saíram para ganhar de 50% à 100% à mais do que no trabalho passado. O risco da mudança sempre vai existir. Só que o que muitas pessoas não pensam são os riscos em ficar quietinho trabalhando por pouco... Pense bem...

Eu lembro de várias conversas que eu tive com ex-chefes meus. Sempre fui muito firme nestas questões. Eu sentei com eles e de uma maneira amigável coloquei algumas razões pelas quais eu achava que deveria ganhar mais. As respostas sempre eram muito vazias, aquela famosa enrolação. E minha contra-resposta também sempre era no sentido de entender qual era o plano que eles tinham para mim? Eu pergunto o que que eles acham que eu posso esperar da empresa. Se eles não podem me dar uma promoção neste momento, o que que eu posso esperar até o final do ano ou até o ano que vem? Essas perguntas vão fazer com que o seu chefe lembre de você na hora de distribuir aumento pra equipe... Se você não levanta essa questão de salário ninguém vai levantar pra você....

Outra coisa que eu fiz durante um período da minha vida foi comercializar produtos feitos em casa. Eu vendia bolachas para lojas perto de casa e faturei um dinheirinho com isso. Depois de um tempo eu vi que era muito trabalho pra pouco dinheiro... Como eu estava com uma poupança boazinha (~30 mil naquela época), decidi gastar tempo estudando ações. Mas isso é uma coisa que varia de pessoa pra pessoa... Cada um se ocupa com o que gosta... Tem gente que vende produtos da Natura ou vende roupas... As opções são praticamente infinitas quando se tem vontade...

Eu não mencionei anteriormente, mas investir na sua formação também é um ponto importantissimo de retorno de médio-prazo. Atenção com isso. Não é só porque você se formou na pós-graduação que a sua conta vai começar a engordar!!

Enfim... Ficam aqui as minhas dicas.. Espero que alguma delas ajude.. Voce não precisa fazer todas elas. Escolha 3 opções e as execute com vontade... Você já vai ver um resultado excelente!!

É isso aí!!

Abraços e sucesso à todos!!

5 comments:

  1. VB,

    particularmente, acho muito importante que as pessoas continuem a buscar um desenvolvimento dos seus conhecimentos através de cursos - sejam eles de línguas, especialização profissional ou treinamentos específicos. Como você mesmo disse, hoje em dia investir na formação não é garantia de aumento de renda, pelo contrário, fazer um curso de pós-graduação torna-se essencial para manter a empregabilidade da pessoa. A cada dia que passa está mais difícil manter o salário (ou trabalho) e por isso é importante buscar a independência financeira o quanto antes.

    Abraços e sucesso

    Naê

    ReplyDelete
  2. VB,
    Investir em educação é fundamental. Ser assertivo ao conversar com a chefia é a melhor saída.

    Belo texto, parabéns!

    Abraço.

    ReplyDelete
  3. O trabalho agrega valor à pessoa. É a ferramenta indispensável para conseguir receita, receita essa que lançará as sementes do dinheiro dos investimentos, fazendo a pessoa construir patrimônio.


    Nos EUA, onde a previdência pública é apenas "detalhe", as pessoas têm consciência da importância de um bom planejamento financeiro.


    No Brasil, esse processo está apenas começando.


    Parabéns pelo artigo!

    ReplyDelete
  4. Muito legal esta série VB!

    Este detalhamento é muito importante para quem está começando. Tenha certeza de que ajudará muita gente.

    Belo texto! Só gostaria de sugerir a correção da palavra "invistir", em negrito, no final do texto.

    Abraços!

    ReplyDelete
  5. Agradeço os comentários. Me desculpem pelos erros de português. Eu acabo salvando os textos sem muita revisão.

    ReplyDelete