Monday, September 13, 2010

Receita para alcançar a Independência Financeira

Olá!! Eu vou começar a escrever uma série de posts para explicar o que eu fiz, estou fazendo e vou fazer para alcançar a minha IF. Muita gente acredita que não existe receita para isso, mas eu acredito que existe. É uma questão de disciplina. Agradeço comentários!!

1) Estabelecendo um Planejamento - Se você não esta acostumado a guardar dinheiro, começe por aqui.

a) Determine os seus custos mensais (valor aproximado arrendondado pra cima)
b) Determine quanto você vai economizar por mês baseado na sobra
c) Quando cair o salário, a primeira coisa a ser feita é "pagar a si mesmo". Pegue o valor calculado no item 1b) e o invista em aplicações de baixo risco e alta liquidez (poupança, fundos de RF).

2) Refinando o Planejamento - Se você já economiza dinheiro, veja o que fazer para melhorar sua performance

a) Aumente o Bolo - Existem 3 maneiras diferentes de enriqueçer...

a.a) Aumente sua renda. Peça aumento, oportunidades de carreira ou mude de emprego.
a.b) Reduza suas despesas. Corte gastos desnecessários. Principais vilões são os gastos que caem todo mês.. Por exemplo, contas de telefone altas são muito piores do que compras eventuais.
a.c) Reduza o capital empatado (custo de oportunidade). Por exemplo, se você tem um carro de 30 mil, uma opção é trocar por uma moto (pra quem gosta). Se você quizer comprar um apto de 3 quartos, compre um pequeno. Invista a diferença.

b) Coloque mais fermento no seu bolo.

b.a) Faça seu capital trabalhar duro para você. Descubra qual vai ser o motor do crescimento dos seus investimentos. Qual é o investimento que você espera que traga maiores retornos no longo prazo
b.b) Estabeleça uma alocação de ativos adequada ao seu perfil. Exemplo. Um casal com 2 filhos precisa de mais dinheiro alocado em investimentos de baixo risco do que uma pessoa solteira morando com os pais.

3) Estabeleça seu Plano de Aposentadoria - Se você já esta chegando perto da aposentadoria (Se você já tem pelo menos 50% do capital economizado)

a) Saiba exatamente quanto você quer gastar por mês quando você se aposentar. Considere os efeitos da inflação e riscos envolvidos em suas aplicações. Se você for "pedir as contas", pense em planos de saúde, ticket refeição, gastos com filhos, etc. Sempre deixe uma sobra para que seja reinvestida e faça seu capital aumentar exponencialmente ao passar do tempo.
b) Planeje a maneira pela qual você vai fazer as suas retiradas periódicas e como você irá re-investir o capital sobrante. Pense também qual vai ser o tempo que você vai dedicar para gerênciar seus recursos no futuro.
c) Monte um plano B. Tenha claro na cabeça que alguma coisa sempre pode dar errado. Para isso é necessário ter um orçamento claro. Quais são as despesas que você pode cortar para entrar no modo "sobrevivência". Exemplo. Quero viver com 5 mil ao mes, mas sobrevivo com 3 mil.


Nos próximos posts vou detalhar tudo o que eu fiz em cada um dos pontos acima. Incluindo valores, orçamento familiar, conversas com chefes, etc. Espero que seja útil para vocês..

Abraços!!

5 comments:

  1. Olá Vida Boa Investimentos! Acabo de conhecer seu blog. Parabéns! Estou nessa jornada também. Concordo com essa estratégia, só estranhei você aplicar tudo em ações. Como fica se surgir outra crise?

    ReplyDelete
  2. Olá Oikawa..

    Essa é uma boa pergunta...

    Durante a crise eu pretendo viver com o dinheiro de dividendos recebidos através de empresas que pagam bons dividendos... Antes de me aposentar eu vou fazer uma reserva de 2 anos de custos em Renda Fixa para aguentar um tranco maior do mercado..

    Em relação às empresas de maior risco, vou ficar de olho nos balanços e nas notícias. Se alguma empresa fraquejar eu vou trocar por outro papel melhor até que elas se recuperem bem da crise..

    Eu não pretendo vender tudo à carater especulativo...

    Abraços e obrigado pelo comentário!!

    ReplyDelete
  3. Olá, Vida Boa Investimentos!



    Parabéns pelos ótimos posts publicados até o momento! Seu empenho e dedicação no estudo dos investimentos é qualquer coisa de fora de série!


    E aguardo ansiosamente os próximos posts da série.



    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ReplyDelete
  4. Ótimo sempre busco informações sobre investimento aqui gosto também do site Escola Dinheiro Online la também aprendo sobre finanças e como ganhar dinheiro.
    https://escoladinheiroonline.com/

    ReplyDelete