Saturday, September 4, 2010

Quantas pessoas Vivem de Renda hoje no Brasil?

Você já se perguntou quantas pessoas vivem de renda no Brasil hoje em dia? Eu acho essa uma pergunta bastante interessante e decidi dar uma fuçada hoje no site do IBGE pra ver o que eu encontro de informação...

Vamos lá...

Depois de um certo tempo de procura, encontrei uma publicação sobre emprego realizada todo mês. (ver indicadores, pesquisa mensal de emprego, publicação completa). Logo na primeira pagina do documento, vi que nas 6 regiões metropolitanas pesquisadas (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre) existem 41,4 milhões de pessoas em idade ativa (entre 10 e 65 anos de idade). Entretanto, a população que efetivamente trabalha ou procura emprego (população ativa) é de apenas 23,7 milhões, ou seja 57%. Isso significa que 43% da população brasileira é economicamente não-ativa.

Para cada brasileiro que trabalha, existe um outro em casa que nāo trabalha.

Isso explica porque os shoppings vivem cheios enquanto você se prepara para a reunião com o teu chefe na segunda-feira.

Estendendo esse resultado para o Brasil como um todo pode-se concluir, com uma certa margem de erro, que existe uma população de 86 milhões de habitantes que não trabalha - e destes, 74 milhões ainda dizem que não gostariam de trabalhar (86% da população economicamente não-ativa diz que não gostaria de trabalhar)!!

Eu estou chocado com o resultado!!

Meu primeiro pensamento. Estas 74 milhões de pessoas só podem ser crianças (10-20 anos) ou mulheres que vivem com os maridos como dona-de-casa!!

Bom, de acordo com a pesquisa, realmente as mulheres tem bastante peso ao representarem 63% das pessoas desocupadas... Mesmo assim, ainda sobram 27 milhões de homens que não precisam e não querem trabalhar!! Vamos tirar todo mundo com menos de 18 anos da e ainda sobram 19 milhões de brasileiros homens, maiores de idade que não trabalham e não querem saber de trabalhar!! É 10% da população inteira!!!! CHOCANTE!!!

Agora, quer ficar mais assustado ainda? 9% deles tem a nossa idade ou menos (18-24 anos) e 19% deles tem entre 25 e 49 anos!!!

Se eu te confundi nas estatísticas, eu queria lhe dizer que nós não estamos sozinhos nessa jornada! Estamos dando o nosso melhor para poder se juntar ao universo dos outros 7,5 milhões de homens, entre 18 e 49 anos de idade que decidiram que não vão trabalhar hoje!!

Abraços e desde já te desejo uma excelente segunda-feira!!

:-))

7 comments:

  1. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  2. E qual será a porcentagem dos que são realmente milionários e podem viver de renda e dos vagabundos que não querem nada com a "hora do Brasil" e possuem conta bancária negativa, devendo até a alma ?

    ReplyDelete
  3. Yuri, crê realmente que haja trabalho para todo mundo, sendo que uma boa parte não tem qualificação alguma, nem para conseguir trabalho. Dizer simplesmente que não querem é negar completamente os fundamentos do capitalismo. Por que não querem? Enfim, derivar para conclusões precipitadas é um erro, na minha opinião, em qualquer análise. A indagação mais pertinente é qual a classe mais indolente, a de filhos das classes A e B?

    ReplyDelete
  4. Kaschperl e Yuri: É claro que destes 7,5 M de habitantes, devem existir a mais variada gama de indivíduos. Como o K. mencionou estes 7,5M de pessoas afirmaram que não gostariam de trabalhar... Isto elimina os desempregados e os não-ativos que pensam em trabalhar algum dia...

    Dentro deste grupo, existem os filhos de pais abastados, pensionistas, INSS, ladrões, bandidos..

    Mas também existem os milionários e pessoas assim como nós que batalhamos pela IF...

    De todos modos, todos tem um elo em comum: Todos vivem de Renda de uma maneira ou de outra!!

    Abraços

    ReplyDelete
  5. Segundo estatísticas, cerca de 10% da população brasileira sofre algum tipo de deficiência (cegos, paralíticos, portadores de síndromes, entre outros). Acho que isso deve ser levado em conta também. Abs.

    ReplyDelete
  6. Programa de financiamento de projetos. Oferecemos financiamento flexível para vários projetos, seguindo os procedimentos habituais rigorosos. Este programa de financiamento permite que um cliente desfrute de uma amortização de baixa taxa de juros por até 2% ao ano por um período de 2 a 30 anos. Podemos aprovar um financiamento de até $ 500.000.000,00 ou mais dependendo do tipo de negócio. Responda-nos com o seguinte email: medallionfinance@financier.com

    ReplyDelete
  7. Acredito que no Brasil ainda seja muito poucas

    ReplyDelete