Wednesday, August 25, 2010

Um breve histórico da minha vida financeira...

uff... demorou mas eu consegui!!!
(PS: os valores são aproximados pq o unico controle rigoroso que eu tinha era a economia mensal...)

Aos 19 anos:
Renda Média Mensal: 900 reais
Economia Média Mensal: 600 reais
Patrimonio: 7,2K (4K em RF e 3,2K no carro)
Grande Evento: Financiamento do meu primeiro carro 1.0 (Consumindo 500 extras todo mês)

Aos 20 anos:
Renda Média Mensal: 1100 reais
Economia Média Mensal: 900 reais
Patrimonio: 18K (8 em RF e 10 no carro)
Grande Evento: Carro Quitado

Aos 21 anos:
Renda Média Mensal: 2100 reais
Economia Média Mensal: 1100 reais
Patrimonio: 31,2K (21,2 em RF e 10 no carro)

Aos 22 anos:
Renda Média Mensal: 2300 reais
Economia Média Mensal: 1200 reais
Patrimonio: 44,6K (Tudo em RF)
Grandes Eventos: Carro Vendido (9K).
                           Compra de apto pequeno à vista.

Detalhes: Apto custou 65K
Os fundos vieram de:
9K do carro
30K de economia
35K entrada da namorada (sim, iámos casar)
10K financiamento com os pais.
*100% do $$ da RF foi parar no apartamento

Aos 23 anos:
Renda Média Mensal: 2600 reais
Economia Média Mensal: 1000 (fin) + 1000 reais (esposa pagava as contas de casa)
Patrimonio: 89K (65K apartamento + 24K em RF)
Grandes Eventos: Casamento.
Detalhes: O casamento foi sem maiores frescuras.
(sim, ficamos sem carro)

Aos 24 anos:
Renda Média Mensal: 3100 reais
Economia Média Mensal: 2200 (esposa pagava as contas de casa)
Patrimonio: 115,4K (65K apto + 50,4K ações)
Grandes Acontecimentos: Apto quitado.
                                       Carro emprestado (pai :-) )

Aos 25 anos
Renda Média Mensal: 3500 reais
Economia Média Mensal: 2200 (esposa pagava as contas de casa)
Patrimonio: 141,8K (65K apto + 76,8K RF)
Grandes Acontecimentos: Venda do apartamento por 105K (ganho liquido de 25K)
                                        Compra de novo apartamento por 130K (2 quartos)
                                        Compra de carro 1.4 por 38K à 0.49% a.m.
                                        *Poupança ficou zerada devido aos gastos com reforma do apto novo.

Aos 26 anos
Renda Média Mensal: 3800 reais
Economia Média Mensal: 1000 (carro) + 2000 (esposa pagava as contas de casa)
Patrimonio: 177,8K (130K apto + 20K carro (liq) + 27,8K em ações)

Aos 27 anos
Renda Média Mensal: 12000 reais
Economia Média Mensal: 9000 (esposa pagava as contas de casa)
Patrimonio: 285,8K (130K apto + 20K carro (liq) + 135,8K em ações)
Grandes Acontecimentos: Venda do Apartamento por 190K (ganho liquido de 40K)
                                        Mudança de cidade e locação de apartamento

Atual (27 anos e 1 mes)
Renda Média Mensal: 12000 reais
Economia Média Mensal: 10000 (esposa paga as contas de casa)
Patrimonio: 317K em ações (18k em perdas acumuladas)

10 comments:

  1. Nossa, que pulo de receita. Passou em algum concurso? De qquer forma, parabéns!

    Só uma dica, carro não entra no patrimonio já que o mesmo não pode fazer parte de porfolio já que possui expectativa de retorno negativa e portanto não é um investimento. Pelo mesmo motivo não colocamos móveis, eletrodomesticos, etc. Casa em que se mora também é algo que muitos não colocam, mas aí já se discute +.

    Abraços e sucesso!

    ReplyDelete
  2. Obrigado pelo comentário VR

    Sobre o carro, eu apenas classifiquei como patrimonio pq eu ainda consigo vender ele em algum momento e recuperar o dinheiro. Talvez eu deveria classifica-lo como "patrimonio oneroso". Acho que eu não tenho como discordar do ônus que é um carro...

    Sobre o salário, fui transferido pra SP pela empresa. :-)

    ReplyDelete
  3. Belo patrimonio para alguem com 27 anos. Posta ai seu portfolio de ações. Investe em ações individuais ou em um fundo/ETF?

    ReplyDelete
  4. Parabéns pela evolução!

    Concordo com o VR.

    Carro próprio e casa própria devem ser encarados como patrimônio (o que você faz), porém, nunca como investimentos.

    Somente se sua intenção com a compra deles for apenas de revenda.

    Conhece meu estilo de investimento, portanto, o que acha de uma maior diversificação? 100% em ações pode ser muito perigoso, até mesmo para quem investe com foco em 10 anos de prazo.

    Aliás, já tenho um artigo pronto sobre este tema.

    Sucesso em seu planejamento! Gostei bastante da estrutura que montou neste post!

    Grande Abraço!

    ReplyDelete
  5. IeF: Acabei de postar minha carteira de ações... Espero seus comentários!!

    HC: Valeu pelo comentário... Eu planejo diversificar meu portfolio ao andar da carruagem... Espero anciosamente seu novo tema!!

    ReplyDelete
  6. Olá BVI, acabei de descobrir seu blog através do blog do Henrique, HC.
    Adorei sua proposta de expor valores de forma direta.
    Estarei sempre por aqui!
    Abraço.
    Jônatas
    www.efetividade.blog.br

    ReplyDelete
  7. VBI, possuo cerca de R$ 100.000,00 em TD. R$ 30.000,00 na poupança e outros R$ 30.000,00 engatilhados para início em RV. Possuo 31 anos. Consigo economizar aprox. 70% de minha renda mensal, o que corresponde a R$ 3.800,00. Alguma sugestão sobre q devo fazer? Ficaria muito grato. Ah, parabéns pelo planejamento e a evolução tão rápida.

    ReplyDelete
  8. Oi Jonatas!! Obrigado pelo comentário!! Eu ainda sou novo nesta área de blog e vai ser legal receber comentários seus ao passo que eu avanço com este blog...

    Olá Kaschperl! A resposta pra sua pergunta vai ser longa porque depende de muitos fatores..

    Antes de mais nada eu gostaria de dizer que eu acredito que investimento inteligente em ações é o que traz maior retorno no longo prazo (minimo 5 anos)... Logo, a questão se resume a a) seu grau de conheçimento em ações e b) Necessidade de Fluxo de Caixa.

    a) Seu conheçimento no mercado de ações for pequeno, eu sugiro você começar com 10 mil pra fazer alguns testes... Eu já levei muitos tombos até agora. Sou feliz por ter começado de leve... Minhas perdas foram limitadas.. Outra coisa.. haja fôlego.. Eu já fiquei em 30 mil no negativo... Tem que ter nervos de aço pra aguentar firme.. Quando isso aconteçe, eu entro no site de RI das empresas e investigo se existe alguma coisa de errada com a empresa (margens menores, endividamento, mudanças na diretoria, etc). Eu só decido sair se eu achar que o negócio vai afundar.. (por isso que eu ainda continuo com a petrobras amargando deságio de 25k - to apostando no futuro dela)

    b) Sobre o Fluxo de Caixa: Se você ainda precisa comprar casa e carro, eu sugiro você se manter em aplicações de baixo risco. O % da sua carteira vai depender de quanto $ você vai precisar em 2-3 anos.. Uma dica legal aqui é que você pode alavancar dinheiro se você quiser. Você pode pegar $ barato pela Caixa para compra de primeiro imóvei à taxa de 9-11% aa. e investir teu próprio capital à uma taxa maior. Só que para conseguir um retorno maior do que isto, você teria que adquirir bastante conheçimento em bolsas e minimizar o risco (Eu pessoalmente não gosto muito de fundos que tentam copiar o bovespa devido a i) vc ter que comprar ações caras, ii) comprar ações de emrpesas ruins, iii) pagar taxa de administração, iv) pagar IR sobre o retorno).

    Espero que eu tenha ajudado.. Qualquer coisa voce pode me mandar um e-mail (vbinvestimentos@gmail.com) ou responder o post

    Abraços e sucesso!!

    ReplyDelete
  9. SINCERAMENTE FIQUEI IMPRESSIONADISSIMO COM SUA RENDAL MENSAL E A EVOLUÇÃO DA MESMA....

    SUA RENDA É PROVENIENTE DE UM EMPREGO?

    QUAL SERIA ELE?

    COMO VC FEZ PRA CONSEGUIR TANTOS AUMENTOS( AS VEZES ATÉ DOBRAVA)....

    SEU PATRIMONIO VEIO MAS POR ESSA RENDA AUTISSIMA E A UNIÃO DO CASAL..A MEU VER CLARO...

    TUDO DE BOM!

    ReplyDelete
  10. muito bom... nuito bom... didático, honesto, ambicioso e com uma leveza que transcende o caráter estressante da luta diária de quem quer sua independência financeira... uma pseudo-ingenuidade é o ponto alto (a meu ver). Fiquei extasiado com sua sinceridade, a tal ponto de estar colocando esse post nesse horário... estava impossível de parar de analisar os dados da sua vida e captar a essência de suas intenções. Vou continuar a acompanhar e a participar também. Saudações efusivas.

    ReplyDelete