Tuesday, August 31, 2010

The Warren Buffett Way

Hoje eu achei um link interessantissímo sobre o modo de investir do Warren Buffett. Esse é o modelo que eu adoto. Não quero fazer nenhum milagre da noite pro dia, mas estou procurando me profissionalizar nesta arte de comprar negócios...

link: http://www.sfu.ca/~poitras/BUFFET.pdf

Vou usar o modelo de Valuation dele (pagina 8 do link acima) com a Eletropaulo para ver o que aconteçe..

Primeiramente, entrei no site da Infomoney para pegar o histórico de distribuição de dividendos da empresa. Achei o seguinte...


Fiz a conta no excel e encontrei uma média 8,65 reais por ação para cada ano. Só tem um detalhe: Aqueles 12 reais no ano de 2007 (penultima linha acima) não são normais. Eu puxei um relatório histórico de proventos do site da Bovespa e cheguei a conclusão que isso pode distorcer à analise. Para meus efeitos de valuation, eu apenas deletei aquela linha do 12. Cheguei numa média de 5,62 reais por ação por ano.
 
Ótimo! Vou usar 5,62 reais por ação para começar o calculo do retorno para os próximos anos. Também vou usar a taxa de crescimento (de proventos recebidos) de 1% ao ano. Como taxa de desconto, ela é de 9% ao ano (aprox. o rendimento da poupança hoje em dia). Quanto maior é a taxa que se usa, menor é o valor instrínsico da compania. Acho que meu approach esta bem conservador... Vamos ver o que eu achei?
 
 
 










Valor presente de 71 reais por ação. Ao parecer, tudo indica ser uma boa oportunidade de investimento... Vou comprar!!
 
OBS: A divida com a Eletrobrás não esta incluída na conta. Mas se eu eliminar 100% do ganho do ano 2, o valor intrinseco ainda continua alto (65 reais)....
 
Gostaria de receber comentários sobre o que vocês acham? Fiz tudo certo??
 
Abraços!!

4 comments:

  1. Gostei do site. Você não disponibilizaria esta planilha de Valuation em Excel?
    Abraço

    ReplyDelete
  2. Eu não disponibilizo porque ela contém dados pessoais. Sugiro você colocá-la em Excel manualmente.

    Abraços

    VB

    ReplyDelete
  3. Legal ver essas análises depois da queda. Sugiro recalcular levando em consideração q em 2013 os lucros da empresa serão bem menores.

    Grande abraço!

    ReplyDelete
  4. Legal muito bom esta maneira de investir e muito boa, eu acompanho um site que tem dicas muito boa o escola dinheiro deixo o site abaixo
    https://escoladinheiroonline.com/

    ReplyDelete