Monday, September 27, 2010

Passo 2.a.b: Refinando seu Planejamento Financeiro / Reduza suas despesas

Este post foi reformulado - desculpem pelo transtorno, mas estou realmente com tempo limitado e estou fazendo meu melhor para poder continuar a contribuir com idéias para os leitores!!

*****
Esse post dá sequência à publicação sobre a Receita para alcançar a Independência Financeira.

Reduzindo suas despesas

Essa área para mim é sem sombra de dúvidas a mais importante de todas. É aqui que toda a base do seu futuro financeiro começa. Você pode se dar bem no trabalho, aumentar sua renda e até ganhar na loteria - mas se você não tiver controle das suas despesas elas podem facilmente corroer qualquer patrimônio e até mesmo tornar você dependente deste vício que o dinheiro traz com o seu poder de compra.

Preste muita atenção neste post, pois o seu futuro pode depender dele.

Antes de começar com o conteúdo, gostaria de frisar que o seu nível de despesas NÃO deve corresponder à sua renda. Em contrapartida, elas devem corresponder à sua fase de vida (solteiro morando com os pais, recém casado, casado com filhos, etc). É muito importante entender isso se você realmente quer adquirir sua IF. Isso significa que enquanto sua renda aumenta com o passar do tempo, as suas despesas se mantém estáveis - aumentando o diferença entre as duas contas.

Bom, vou começar dividindo as despesas em 4 tipos principais por ordem de importância.

a) Despesas de Manutenção: São os gastos que te mantém vivo. (moradia, luz, água, comida)
b) Despesas com Conforto: São todos os gastos que fazem você feliz, mas que você não depende deles para viver (diarista, clubes, academia, restaurantes)
c) Despesas com Bens Duráveis: São as despesas que constroem seus bens patrimoniais e tem longa duração. (casa, carro, geladeira, fogao, etc)
d) Despesas Eventuais: Aqui entram todas as "surpresas" da vida. São gastos ninguém quer, mas devem ser provisionados. (médico, farmácia, manutenção da casa e do carro)

A grande sacada do meu plano é reduzir ao máximo as despesas de manutenção, equilibrar despesas com conforto (de acordo com a sua vontade e pressa em atingir a IF), traçar um plano descente em relação aos bens duráveis e minimizar as despesas eventuais de acordo com a sua criatividade.

Assim, voce deixa de gastar bastante com agua, luz e outras coisas que você não dá muito valor e passa a se preocupar um pouco mais com coisas que deixam você feliz, como fazer esportes e comprar coisas para a casa - aumentando a sua qualidade de vida!!

Com este plano eu acredito que 100% da população brasileira pode reduzir seu padrão de consumo. E incluo a população de baixa renda nesta conta.

Vou começar as dicas para cada uma destas despesas no próximo post.

4 comments:

  1. Aê, Vida Boa, já estava com "crise de abstinência" de artigos aqui no blog......rsrsrrs


    Parabéns pelo artigo de redução de despesas. É fundamental fazer planejamento em relação aos itens de consumo, a fim de que nossa estrutura de gastos não interfira negativamente na nossa estratégia de investimentos.



    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ReplyDelete
  2. VB, aguardo a atualização de setembro!!!



    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ReplyDelete
  3. Ótimo sempre busco informações sobre investimento aqui gosto também do site Escola Dinheiro Online la também aprendo sobre finanças e como ganhar dinheiro.
    https://escoladinheiroonline.com/

    ReplyDelete