Thursday, December 9, 2010

Quanto dinheiro você precisa para começar a viver de renda?

Olá,

Baseado na minha experiência pessoal até agora com investimentos eu decidi fazer uma experiência. Simular minha Independência Financeira aos 30 anos. Será que é possível? Vamos ver..

Aqui estão as premissas:
Começando a viver de renda com 610 mil investidos
Retirada de 3 mil reais ao mês
Aumento de 1% ao ano nas retiradas mensais
6,67% de proventos líquidos recebidos todo ano

Esta fora da conta:
Valorização das Ações
Inflação
Imposto de Renda
Corretagem

Será que é possível? Vejam o gráfico abaixo.




Ao contrário do que eu esperava, o incremento de 1% nas retiradas mensais comprometeria todo o meu planejamento e consumiria todo meu capital antes de eu completar 90 anos de idade. Que droga.

Qual é a minha saída? Eu não posso reduzir a retirada de 3 mil reais ao mês porque esse é o meu limite. Ainda mais quando eu começo a pensar em filhos.. Eu também não quero abrir mão do meu 1% de aumento todo ano. Eu pretendo ir melhorando a minha condição de vida conforme o tempo avança...

Logo, só me sobram 3 opções.

1) Ou eu faço alguma coisa diferente com esse dinheiro (abrir empresa, franquias, etc)
2) Ou eu entro na dança da semi-aposentadoria (trabalho meio período, viro professor para complementar a renda)
3) Ou a última opção é esperar um pouco mais para me aposentar. Talvez 100 mil reais a mais (1 ano).

Vamos à simulação da opção de #3.



Reparem a diferença. É significativa. Aos mesmos 90 anos eu estaria com mais de 7 milhões investidos.

É impressionante como as decisões que tomamos hoje podem afetar tão significativemente a nossa vida.

Bom, é isso aí....

Espero que este post ajudem vocês a refletir sobre os seus planos pessoais!! Eu ainda preciso pensar um pouco mais sobre as minhas 3 alternativas....

Abraços!!

VB

16 comments:

  1. Vai se aposentar com um portfolio só de ações, tendo necessidade de fazer retiradas mensais?? Seria interessante ter pelo menos 2 anos de despesas na renda fixa. Na verdade o ideal seria uns 5 anos de despesas na renda fixa e o resto poderia ser mantido tudo em ações.

    Uma boa opção também para aposentadoria são os fundos imobiliários, com distribuições de rendimentos mensais que são isentos de IR. Com R$ 610.000 voce conseguiria hoje um rendimento mensal de R$ 4500,00 líquido. Gasta 3000 e reinveste a diferença para ter rendimentos crescentes.

    Abs

    ReplyDelete
  2. Vida Boa, você acha mesmo possível viver com uma renda fixa, líquida e certa contando apenas com os rendimentos auferidos de suas aplicações no mercado de renda VARIÁVEL , não seria um paradoxo?

    Eu sinceramente acho inadequada essa idéia devido a dois princípios básicos: os tipos de riscos embutidos (residual, sistêmico, etc). E, ao meu ver, a baixíssima probabilidade de você superar o retorno da RF (pelo menos no Brasil) apenas aplicando passivamente na RV. Se fosse fácil e previsível (o tal do "risk premium") todo mundo faria o mesmo.

    Mesmo assim não vejo muita dificuldade no seu caso, porque 3k a.m é relativamente "nada". Melhor seria juntar mais um pouco (já que você pode) e se aposentar com mais segurança na renda fixa.

    Eu também estou pensando em viver de renda. Mas no meu caso cheguei a conclusão de que inevitavelmente terei que aplicar em algum negócio, porque a renda que preciso para meu lifestyle é de aproximadamente 3 x mais o que teria se aplicasse meu acumulado na RF. Acontece que tenho uma boa rede de relacionamentos então para mim é menos arriscado e mais vantajosa essa hipótese (avaliando-se o risco / benefício), embora me dê mais trabalho (e preferisse algo mais passivo e "individual").

    Abraços.

    ReplyDelete
  3. IoF: Concordo com voce. Eu estava jogando apenas uma perspectiva de longo prazo. Na pratica mesmo eu concordo com os 2 anos de "colchão" de RF.

    Oliver: Eu acredito que a RV vai superar a RF no longo prazo. Quando o meu dia chegar, eu não vou ficar sentado nas minhas ações pelo resto da vida - pelo contrário - eu vou ter mais tempo para dedicar aos investimentos.

    Nas minhas contas acima, eu estou considerando rendimento acima da inflação.

    Obrigado pelos comentários

    abs

    ReplyDelete
  4. VB, eu não acho que o problema seja acreditar que supera (principalmente na fase que você está poupando). Mas repare que a situação questionada seria quando se está vivendo de renda (que é o que muito se fala na teoria mas na prática...).

    Em meu ponto de vista, não acho nada compensador ficar 3 ou mais anos no negativo por causa de 1 ou 2 percentuais nominais acima da RF. Mesmo porque em mercado de baixa você continuará necessitando de sua renda no final do mês e isso pode ocasionalmente comprometer até mesmo a rentabilidade futura do investimento (neste contexto que quis expor meu ponto de vista).

    Abraços.

    ReplyDelete
  5. Vida Boa,

    O principal varia com o tempo, e quanto maior a volatilidade menor a sua chance de sobrevivência. Em portfolios de retirada, a volatilidade pode literalmente te matar. Além disso, há todas as outras variáveis que você conscientemente deixou de fora: inflação, impostos, etc...

    Esses cálculos que você fez em nada ajudam a te guiar pra viver realmente de renda. Você não pode calcular um portfolio de retirada como você calcula uma expectativa de retorno.

    Fica a dica, meu caro!

    Abraços,

    VR.

    ReplyDelete
  6. Oliver e VR,

    Agradeço seus comentários. Realmente fazem sentido.

    Vocês tem alguma estratégia para conseguir fazer a mudança da fase de acumulação para a fase de retirada?

    ReplyDelete
  7. Ótimo artigo, VBI!


    Tal qual o I.F., recomendo dar uma estudada nos fundos imobiliários. O fato de eles distribuírem rendimentos mensais isentos de imposto de renda, e cujos valores, em boa parte dos casos, são corrigidos pela inflação, podem torná-los atrativos para um portfólio de desfrute de capital.



    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ReplyDelete
  8. Esse assunto deste post é um dos que me interessa e que me gera mais "trabalhos mentais".
    Já algum tempo atrás fiz algumas simulações e tb não fiquei satisfeito.
    Procuramos diminuir a meta final financeira pra tentarmos encurtar o tempo de acumulação...
    Vc não tem filhos e nem eu... Penso que a fase 27 até uns 45 anos mais ou menos, as despesas só aumentam. Por isso, acho que se eu conseguisse o rendimento do meu salário atual ainda não daria para alcançar a independência financeira. Teria que ter este incremento anual que vc citou... Mas acho 1% pouco. Passar de 3mil para 3030 reais não adianta. Eu gostaria de ter um rendimento pelo menos de 5 mil reais.
    E olha que isso é pra 1 filho...se for mais, aí que a situação complica mesmo.rs
    Acho que vc pode esperar mais um pouco. Sua situação está muito boa. Vc tem um ótimo salário. Talvez a ânsia de conseguir o mais rápido possível é a insatisfação de fazer o que não gosta atualmente.

    ReplyDelete
  9. Valeu Gui. Vou dar uma olhada nestes fundos imobiliarios... Eu sei que o blog do HC aborda bem este assunto. De repente proximo ano eu jah comeco a incluir alguma coisa do genero na minha carteira.

    Inv. Def. Voce pegou na veia. Eu acho que essa rotina forte, a dependencia de chefes e a falta de poder em tomadas de decisao sao os fatores que me fazem procurar uma alternativa. Mas ao mesmo tempo tenho que aguentar firme porque eu sei que sem esforco nao existe premio.

    abracos

    ReplyDelete
  10. Vida Boa,

    Eu não tenho plano, porque simplesmente não aplico na bolsa e nem aplicarei com esse propósito. Tanto é que lhe sugeri a Renda Fixa.

    Ao contrário da dica do pessoal, prefiro títulos lastreados em certificados imobiliários do que FII. Procure por LCI ou CRI, com taxa média de 10% a.a + IGPM (isento de IR) e com a vantagem das cotas não estarem sujeitas a variação matadora da bolsa.

    Abraços.

    ReplyDelete
  11. VB,

    Com certeza vc não está sozinho neste tipo de insatisfação! Acredito que uma boa parte das pessoas sente isso tb! Depender só do salário pra viver é osso! rs
    abs!

    ReplyDelete
  12. Oliver.. Eu agradeço a dica. Vou amadurecer a idéia.

    Inv. Def... É meu irmão... A gente tem que abrir uma posadinha na praia e começar a trabalhar de bermuda! Eu acho que assim eu posso ir até meus 50 froxo!

    ReplyDelete
  13. Vida Boa,

    Ao contrário do que o Oliver disse acima, a renda variável é um mecanismo fundamental em um portfolio de retirada. Tudo indica que até a nossa independência financeira portfolios 100% RF se comportarão de forma desastrosa, como tem sido o caso dos EUA e os demais países desenvolvidos.

    Num portfolio de retirada você tem que controlar de forma bem mais intensa a volatilidade. Daí torna-se ainda mais fundamental a diversificação entre ativos (com uma boa dose de renda fixa), FII/LCI, quiçá commodities. Já portfolio de acumulação são outros 500...

    Abraços,

    VR.

    ReplyDelete
  14. O valor que simulou ainda é baixo, nao penso em aposentadoria com menos de 3 milhoes, infelizmente, é assim mesmo!

    E seu metodo de aplicação na bolsa, tem o rendimento conforme o risco, entao, só uma mudança nessa estrategia poderia ajudar na RV.

    abs

    ReplyDelete
  15. Viver de Renda,

    Eu não sou contra diversificar. Uma pessoa que tem um bom patrimônio necessariamente precisa ter bom senso.

    Porém, como disse acima, sou a favor de concentrar e dar mais prioridade a RF quando se está na fase de viver da renda. Volatilidade só haverá quanto maior a exposição em RV.

    Abraços.

    ReplyDelete
  16. oliver, cara percebi que vc entende de CRI, como ja passei dos 50 anos todo cuidado eh pouco, mas estou interessado nesse CRI, vc acha que eh realmente seguro como falam esses bancos de investimentos?....qual a sua opiniao? encontrei um que paga 8%+IGPM isento de IR conforme regra para pessoa fisica...de uma palhinha para nos

    ReplyDelete