Thursday, October 14, 2010

Evolução de Rendimentos

Olá a todos!!
Minha grande meta pessoal é parecida com a grande maioria dos bloguistas e leitores. Alcançar a minha independência financeira. Entretanto eu meço o meu índice de sucesso de uma maneira um pouco diferente dos demais. Através do Fluxo de Caixa. É claro que eu sempre espero uma boa rentabilidade dos ativos. Só que junto à isso eu ainda quero que tenha um fluxo de dinheiro entrando na minha conta. Por enquanto eu estou re-investindo tudo. Mas vai chegar um momento que eu vou começar a usar esse dinheiro e é por isso que eu estou preocupado em me assegurar que esse dinheiro esta entrando. Do contrário eu teria que ficar vendendo ações para poder viver com a renda. Essa idéia de me desfazer do principal não me deixa muito contente.

Por isso eu preparei um outro gráfico legal para vocês verem a evolução dos proventos que eu recebi durante os ultimos 7 meses deste ano. Espero que vocês gostem! Deu trabalho!

















Fiz uma outra versão também separando os rendimentos pelo tipo de provento (aluguel, dividendos, JCP). Olhem só que interessante. Estou ganhando com aluguel quase o mesmo tanto do que eu ganhei com Juros sobre Capital Próprio
















Como vocês puderam ver nos 2 gráficos acima, eu estou já recebi mais de 12 mil reais este ano. Isso em apenas 7 meses do ano. Isso é praticamente 2 mil por mês. Legal!!

Eu resolvi tirar Janeiro e Fevereiro do cálculo pois eu efetuei compras grandes nestas datas (quase 100 mil) e recebi pouco proventos. Isso ocorre porque normalmente os proventos demoram para vir. Normalmente depois de anunciado e adquirido o direito eu ainda espero de 1 mês até 6 meses para receber. Assim, as compras de Jan/Fev só me trouxeram retorno a partir de Março e por isso que eu fiz o gráfico desta maneira. Assim fica mais equilibrada a equação.

Eu espero que vocês achem essa análise interessante. Estou torcendo para conseguir fechar o ano acima dos 20 mil recebidos!!  Seria muito legal!!

Aproveito para comentar que eu vou estar viajando por 1 mês e vou ficar ausente por um tempo. Vou fazer o possível para atualizar o blog!

Abraços a todos!!

10 comments:

  1. Vida Boa,

    Sei que vou parecer mega-enjoado, mas... eXpectativa.

    Parabéns pelos largos passos dados em direção à uma vida boa vivendo de renda ;)

    Abraços,

    VR.

    ReplyDelete
  2. Que ótimo fluxo de caixa!

    Gostaria de ver alguns fundos imobiliários que pagam rendimentos mensais aí nesse gráfico! rsrs ;)

    Abraços!

    ReplyDelete
  3. VB, Parabéns!

    Acredito que a PETR recupere parte da parte até o final do ano, aí sua carteira atingirá maior valor.

    Abraço!

    ReplyDelete
  4. Acompanho os amigos: parabéns pelo artigo! É a primeira vez que leio um artigo real demonstrando a importância dos rendimentos na composição de uma carteira!



    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ReplyDelete
  5. VR: Que vergonha!!! Me desculpe pelo erro de português.

    HC: valeu. Eu vou estudar um pouco mais sobre estes fundis imobiliarios. voce sabe como fica o IR deles?

    Jonatas: Essa tb eh a minha expectativa

    Gui: obrigado pelo elogio

    abracos a todos

    ReplyDelete
  6. Você tá no caminho certo, eu também pretendo viver de dividendos. Por isso olho com carinho as empresas elétricas e outras defensivas. Além disso estou estudando as crises econômicas para poder aproveitar essas liquidações que ocorrem a cada 5 anos. Continua assim porque depois a vida será só lazer e lucros. Um abraço.

    ReplyDelete
  7. ESTAVA ANALISANDO SUA EVOLUÇÃO FINANCEIRA....

    SINCERAMENTE FIQUEI IMPRESSIONADISSIMO COM SUA RENDAL MENSAL E A EVOLUÇÃO DA MESMA....

    SUA RENDA É PROVENIENTE DE UM EMPREGO?

    QUAL SERIA ELE?

    COMO VC FEZ PRA CONSEGUIR TANTOS AUMENTOS( AS VEZES ATÉ DOBRAVA)....

    SEU PATRIMONIO VEIO MAS POR ESSA RENDA AUTISSIMA E A UNIÃO DO CASAL..A MEU VER CLARO...

    TUDO DE BOM!

    ReplyDelete
  8. Gráfico show de bola, sua carteira parece ser boa! A sua intenção é manter a carteira inalterada ou ir trocando os ativos ao longo do tempo? Se for girar sua carteira vou dar uma dica de duas empresas que considero boas pagadoras de dividendos também: AES Tiete e Coelce.

    Abraços

    ReplyDelete
  9. Aê VBI! Show esses gráficos.
    .
    Mais uma e última pergunta que vou lhe fazer hoje: Você fez esses gráficos no excel??
    .
    Abcs

    ReplyDelete
  10. Gostei mesmo, vou até criar um para mim.
    Espero um dia chegar nesse nível hehe

    ReplyDelete