Sunday, October 24, 2010

Comemoração!!

Olá

Como eu comentei num post anterior, eu estou tirando férias!! Eu e a minha esposa vamos comemorar nossa meta de 350K alcançada em uma viagem de 2 semanas para a Europa!! Vamos torrar dinheiro mesmo - não vai ter jeito!!

A gente esta comemorando a meta que decidimos chamar de "Sobrevivência Financeira". Nós finalmente conseguimos juntar um dinheiro que, se aplicado em renda fixa nos daria um retorno de 3 mil reais por mês!! Isso é o suficiente para que nós possamos sobreviver!! Daí o termo!! hehehe

Eu acabei de aprender com o Investidor aos 40 que a minha "taxa de riqueza" seria igual a 1 de acordo com o conselho do Pai Rico. Só que bem na verdade eu acho que eu estou no 0,5. Pois como eu disse - eu só conseguiria sobreviver com esse dinheiro. Ainda falta a outra metade da estrada para eu chegar num ponto onde eu possa realmente usufruir da batalha com maior tranquilidade.

De qualquer forma eu estou muito feliz!! Depois de tanta luta estou sentindo que estou chegando perto de alcançar o sonho! E pelo visto nós vamos chegar antes do esperado. Finalmente nós estamos sentindo os efeitos dos juros compostos e dos dividendos!! Depois que você chega nos 300 mil a coisa fica mais fácil realmente. Eu pulei dos 300 para os 350 num piscar de olhos...

Ganhar 50 mil assim em poucos meses era impossível para mim há um tempo atrás. Mesmo com a bolsa no melhor dos humores..

Enfim!!

Estou muito feliz!!

Abraços a todos e sucesso em suas metas!!

15 comments:

  1. Parabens!
    Vc está indo muito bem!
    Aproveite a viagem! Recentemente estive uma semana em Paris e foi ótimo! Recomendo! É preciso aproveitar um pouco dos frutos do trabalho para não desanimarmos!!

    Se não fosse a Peetrobras, Redecard e Eletropaulo voce estaria bem melhor. Mas acho que em breve elas recuperam!

    Abs

    ReplyDelete
  2. Parabéns VB!

    Aproveite a viagem para Europa, mais do que merecida!

    Realmente com 300k os juros compostos fazem uma enorme diferença!

    Rumo aos 500k!!!

    Abração!

    ReplyDelete
  3. Aê!!!!


    Parabéns, VB! Curta as merecidas férias!



    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ReplyDelete
  4. Parabéns e boa viagem!

    ReplyDelete
  5. Bacana! Parabéns!
    Um dia vai ser eu tb!
    Vai na frente que eu to chegando !hauhauhau
    (vai demorar um pouco, mas vai!rs)

    ReplyDelete
  6. Que bom hein?!
    Parabéns e boa viagem!!!

    Boa sorte e sucesso para vocês dois!

    ReplyDelete
  7. Buenas Tardes! Estou seguindo o teu sítio (blog) a partir desta data. Gostei da tua maneira direta de colocar nas postagens os assuntos abordados.

    Se quiseres tomar um mate bem gaúcho, sinta-se eme casa visitando o meu sítio (blog).

    Antes de mais nada, boa viagem. Boas férias

    ReplyDelete
  8. Olá,

    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pela surpreendente conquista....

    agora tenho uma duvida que esta me perturbando e que ninguem ainda conseguiu me responder...

    Eu gostaria de saber, numericamente se possivel, o impacto no valor da cota de um PIBB11 ou qualquer outro ETF, quando ha pagamento de dividendos por alguma empresa que esteja dentro do fundo?

    Exemplo: se no fundo tem CMIG3 e ela paga 6% de dividendo, teoricamente eu ganharia 6% se tivesse a ação, mas como ela esta no fundo, quanto o PIBB11 aumentaria de valor por causa desses 6%?

    Supondo, por exemplo, que o peso do papel no fundo seja de 7%.

    Esses dividendos seriam reinvestidos na CMIG3 ou poderia ser em qualquer outro papel e como ficaria o novo peso dos papeis do fundo?


    Agora em relação a outra duvida. Um ETF de setor eletrico ou de dividendos, teria uma valorização muito alta pelo efeito dos dividendos reinvestidos, mesmo sem ter valorizado nada no ano?

    No caso de uma carteira de dividendos, a evolução do patrimonio liquido da carteira cresceria consideravelmente mesmo sem haver valorização dos preços, por isso gostaria de saber se o mesmo ocorre num ETF de dividendos.

    ReplyDelete
  9. Parabéns VB, desejo uma excelente viagem e curta bastante.

    Referente ao que vc citou sobre a tx de riqueza, acabei de ler o livro novo do Portinho (do INI) e ele cita algo parecido. Seria a taxa de riqueza onde vc garante o básico e a taxa de riqueza isonômica, onde vc atinge um rendimento que lhe permite alguns luxos e conforto.

    O importante é que o básico vc já garantiu, agora é buscar a taxa de riqueza isonômica.

    Queria aproveitar e se vc quiser te mando livro do Portinho para você ler, depois vc me devolve.

    abraço e sucesso

    ReplyDelete
  10. Caro VB,

    Gosto muito do seu blog, mas não posso acessá-lo de onde trabalho diariamente. Por isso gostaria de receber as atualizações em meu e-mail. É possível? Grata.

    ReplyDelete
  11. PARABÉNS... comecei meu BLOG hoje... estou muito no inicio ainda do objetivo... bem longe do que vc já conquistou mas já resolvi fazer pois acho q me motivará assim cm o seu blog motiva a muitas pessoas...

    parabéns pelo objetivo alcançado...

    ReplyDelete
  12. Parabéns!

    Está servindo de exemplo para muita gente que é possível chegar aonde chegou (iclusive para mim).

    Abraços e boa viagem

    ReplyDelete
  13. Primeiro parabéns por atingir a meta e se divirta na viagem.
    Se quiser, leia o trecho abaixo depois que você voltar, porque a última coisa que eu quero é te desanimar nesse momento, mas acho importante esclarecer alguns pontos.
    Para retirar 3K de um montante de 350K, é necessário uma rentabilidade líquida de 0,857%. Não é fácil conseguir essa rentabilidade com renda fixa, até é possível atingir algo superior, porém ao descontar os 15% de IR o resultado fica comprometido. Mas o pior de tudo, o que a gente sempre dá um jeito de esquecer quando nos interessa é: a inflação. Nesse mês a inflação teria comido essa suposta rentabilidade em sua totalidade.
    Os tempos não estão nada bons para os investidores nos dias de hoje, espero que não continue assim por muito tempo.

    ReplyDelete
  14. Obrigado a todos pelos comentários. Abaixo vão as respostas:

    Helison - Pelo meu entendimento, os dividendos são re-investidos nas ETFs sim. O Viver de Renda investe forte em PIBB11. Aconselho você a dar uma lida no blog dele. É um blog excelente.

    Nadia - Tem um link na coluna direita que possibilita voce assinar o blog. Agradeço o seu interesse no blog. Espero que o blog traga valor para você.

    Marco - É verdade. O CDI por exemplo esta acumulado em 9.371% no ano e significa aprox 2.600 ao mês de rendimento livre de imposto de renda (se investido em LCs por exemplo).

    Realmente eu fui muito otimista ao achar que conseguiria os 3 mil reais.

    Em relação a inflação, tudo bem, eu estou pensando na sobrevivência financeira. Eu não planejo viver a vida inteira "sobrevivendo".

    Mas você tem razão. Eu não posso considerar todo esse rendimento pensando numa estratégia de longo prazo.

    Deixa eu fazer uma continha de padeiro:
    CDI 9,371% ao ano (acumulado 12 meses)
    (-) 1,4% (15% de IR)
    (-) 0,5% (taxa corretora 0,2% + CBLC 0,3%)
    (=) 7,471% Lucro Bruto

    (-) 4,7% (inflação IPCA acumulado 12 meses)
    (=) 2,771% Líquido acima da inflação

    Realmente depois de fazer essa conta, to achando as ações da Eletropaulo super baratas.

    Abraços e obrigado pelo comentário Marco

    ReplyDelete