Tuesday, October 12, 2010

Impacto dos Proventos em uma carteira de Longo Prazo

Aproveitando para responder a pergunta de um leitor, estou colocando aqui uma análise mais profunda sobre os proventos que eu venho recebendo e o impacto na minha rentabilidade total.

Antes de mais nada, vamos aos dados:



Como vocês podem ver, eu estou perdendo bastante dinheiro com a Petrobras. Além disso, voces podem ver que os proventos me ajudaram a sair de uma posição de mais de 8 mil em perdas para quase 8 mil em lucros. Eu acumulo ganhos de 16 mil reais durante os ultimos 7 meses deste ano. Isso é ótimo e em linha com os meus planos de aposentadoria..

Esses ganhos pareçem pequenos em relação a minha carteira de 350k, mas vejam o impacto positivo que ela causou em cada uma das minhas ações no gráfico abaixo.


















Também gostaria de ressaltar que os aluguéis são muito importantes para quem esta pensando em viver de renda através de uma carteira de Longo Prazo. Papéis como a MMX, Redecard e OGX tiveram ótimos ganhos oriundos do alugel, conforme mostra o ultimo gráfico deste post.



















No momento é isso que eu tenho para comentar!! Eu estou adorando ver todo esse dinheiro entrar na minha conta!!

Abraços a todos!!

8 comments:

  1. Renda passiva é o que há!!!


    E o reinvestimento dos dividendos é *crucial* para fazer o "bolo crescer" mais ainda. A fase de acumulação de capital serve justamente para fazer o dinheiro trabalhar ao máximo para você.


    Gostei muito dessa evolução do patrimônio líquido, com o impacto dos dividendos.



    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ReplyDelete
  2. Vida Boa,

    Interessante a tabela. Agradeceria muito se você respondesse o comentário que fiz no tópico da atualização de setembro. E, aproveitando, gostaria de saber se você olha o book de ofertas de cada ação antes de lançar o seu aluguel ou envia para a própria corretora determinar a taxa pela média do mercado? Te consome muito tempo ficar o tempo todo disponibilizando esses aluguéis?

    Abraços,

    VR.

    ReplyDelete
  3. Valeu Gui!

    Oi VR: Me desculpe por não ter respondido sua pergunta antes. Ainda bem que você lembrou. Eu acabei de postar a resposta lá.

    A taxa de aluguel que eu coloco é liquida de IR e eu não recebo cobrança da Ativa ref. a administração. Eu tenho a impressão de que quem paga a taxa é o tomador (e não o doador).

    Sobre a oferta, eu não olho o book. Tudo o que eu faço é mandar um e-mail pra Ativa 2-3 vezes por semana pedindo para eles colocarem todos os meus papéis disponíveis para aluguel a taxa de mercado. Já criei um modelo que eu copio e colo. Eu gasto mais tempo para abrir o HB do que para mandar o e-mail.

    Abraços

    ReplyDelete
  4. Opa, boa noite

    Qual o prazo médio que vc tem alugado a ELPL6?

    abraço e sucesso

    ReplyDelete
  5. Gostei demais dessas tabelas e dos gráficos.
    .
    Outra pergunta VBI: Como você faz o reinvestimento dos proventos recebidos?? Assim que cai na conta você já reinveste ou espera o próximo aporte para fazer tudo junto?? Se você recebe proventos da ação A você reinveste somente nesta ação A ou pode investir na ação B??
    .
    Abcs

    ReplyDelete
  6. Oi Willy

    Se voce quiser eu te mando o arquivo em excel que eu uso por e-mail. Me manda um e-mail para vbinvestimentos@gmail.com

    Eu faço o reinvestimento comprando a melhor ação no momento da compra. Não precisa estar relacionado ao mesmo ativo.

    Eu normalmente espero fechar um lote para fazer a compra. Independentemente do meu próximo aporte.

    Valeu e Abraços

    ReplyDelete
  7. Se trabalhar da maneira correta com os proventos os resultados são bombásticos. quando der visite meu site.
    https://escoladinheiroonline.com/%e2%86%92-formula-negocio-online-alex-vargas/

    ReplyDelete