Tuesday, April 12, 2011

Atualização Abril: aprox. 405 mil

Olá a todos.

Eu estive sem atualizar o blog por um tempo devido a varios motivos. O primeiro é que percebi que eu estava pensando em dinheiro em demasia. Isso estava me fazendo mal e reduzindo a minha qualidade de vida. Eu passei a dedicar mais tempo para mim durante os primeiros meses do ano e estou indo para a academia todos os dias (gracas ao ID) - já perdi mais de 10 kilos. Estou muito feliz.

Eu pretendi continuar com atualizações trimestrais a partir de hoje.

Muitas coisas aconteceram nos ultimos meses para mim. O primeiro grande feito foi que eu comprei um apartamento na planta como investimento. Só comprei porque eu consegui um bom valor para o imóvel e ele será minha residência quando estiver pronto. Paguei 415 mil em 111m2 de área útil e 245m2 de área total. Não quero comentar sobre região, construtora, etc. por motivos de privacidade. O que quero comentar é que o valor presente de um imóvel similar e pronto é de 600 mil. Estou contando com estes 50% de alta acima da inflação. O prazo de entrega é final de 2013. O desconto que eu ganhei sobre o preço de tabela foi de 23%.

No final das contas gastei quase tudo que tinha para pagamento à vista. Fiquei com 30 mil investido em LCI (graças aos meus leitores) e um débito de 40 mil sem correção com a construtora. Ótimo fluxo de caixa. Pretendo quitar as prestações em 4 meses.

Meu plano daqui em diante é voltar a construir uma poupança no estilo do ID (50/50). Metade em LCIs e a outra metade na bolsa. Assim aproveito altas e baixas da bolsa rebalanceando a carteira sempre que houver alguma variação de proporcionalidade significativa.

No mais é isso pessoal! abracos a todos!!

32 comments:

  1. 10 Kg? Caramba, tudo isso? Só não esqueça que perder peso não é o mesmo que emagrecer.

    Emagrecer é perder gordura, você pode perder peso através da perda de massa muscular, o que não é bom. Cuidado!

    No mais, parabéns e boa sorte no investimento!

    ReplyDelete
  2. Parabens por estar cuidando melhor da saúde! Como o anonimo acima comentou vc perdeu peso muito raṕido e possivelmente perdeu tambem massa muscular; procure não fazer uma dieta muito hipocalórica.

    Quanto ao Apartamento eu não entendi bem - vc comprou para investir e vender quando estiver pronto, ganhando com a valorização ou vai ser para uso pessoal?

    Abs e sucesso!

    ReplyDelete
  3. oi IF! obrigado pela visita. Eu emagreci 10 kg num periodo de 3 meses e com muito cardio todas as manhãs! :)

    O ape é um investimento. Se a gente vai morar nele ou não vai depender da minha situação financeira e da vontade da minha mulher de morar lá - que hoje é grande! hehe

    ReplyDelete
  4. De volta à ativa! Parabéns VBI!


    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ReplyDelete
  5. Olá VB!
    Graças a mim nada... Apenas te instiguei.rs
    Apenas um empurrãozinho. O mérito é seu!
    Também fui instigado anos atrás por um amigo...
    Parabéns pela determinação! Saúde é um dos melhores investimentos que podemos fazer!
    A estratégia 50/50 peguei do livro "O Investidor Inteligente". Aconselho fortemente todo mundo ler !

    Abs!

    ReplyDelete
  6. Não existe investimento em imóvel para morar, se você vai estar morando nele vira passivo e não ativo... Boa vida para você, mas como blog de investimentos caiu muito no conceito.

    Abraços

    ReplyDelete
  7. Tambem acho, decreto agora, o fim do blog de investimento, muda ele para blog do emagrecimento, hehehe

    ReplyDelete
  8. Concordo, ficou ruim agora vir aqui, gastou tudo num imóvel pra morar, vai começar do zero e ainda vai vir o estouro da bolha..

    Tô fora abraço e boa sorte.

    ReplyDelete
  9. Concordo em 100% com o General.....
    Acho que o foco em investimentos e independencia financeira veio abaixo....Isto sem falar que o mercado imobiliario esta inflacionado (+ ou - 4.000/metro), e que acreditar num aumento de 50% é uma visão bem otimista, sendo que o mercado já aponta sinais de ter chegado perto do topo....De qualquer forma boa sorte com a nova moradia. Abr.

    ReplyDelete
  10. Eu também achava que nós estavamos no meio de uma bolha imobiliaria no Brasil - mas mudei de opinião. Se você tiver TV a cabo, sugiro que você veja o programa House Hunters International. Voce vai cair da cadeira quando ver o preço em que estão sendo negociados imóveis nos principais países do mundo. Só pra você ter uma idéia, um imóvel sem vergonha em Israel custa a partir de 3.000 mil dólares por metro quadrado. Outros países, como França, Inglaterra, Slovenia e Italia estão no mesmo patamar. Até mesmo na Argentina os imóveis estão mais caros que os nossos. O imóvel que eu comprei foi uma boiada pelo preço que eu paguei.

    Sobre o comentário do general - você deve ser um garoto de 18 anos solteiro que mora com os pais. Um dia você vai ter que sair de casa. E então você vai se dar conta que não da pra viver de graça pro resto da vida.

    Imóvel é diferente de carro meu amigo. O imóvel te economiza aluguel e no mínimo acompanha a inflação. O carro, gera despesas inúmeras e não valoriza com o tempo.

    Tem gente que prefere investir em outras coisas e pagar o aluguel com os investimentos. Quem fizer isso, lembra que o aluguel é reajustado todo ano.

    VB

    ReplyDelete
  11. Olá Vida Boa,

    Parabéns pela aquisição, embora também não tenha entendido muito bem se vc comprou para investir ou morar. Deixou de lado os planos mais "arrojados" de investimentos?

    Eu, sem dúvida, prefiro alugar com a renda dos investimentos, ainda mais considerando que os preços dos imóveis podem vir abaixo em breve devido ao estouro da bolha.

    Mas cada um sabe o que faz... Boa sorte.

    Abs.

    ReplyDelete
  12. Parabéns pela aquisição VBI , uma dúvida que para mim não ficou muito clara, vc comprou o imóvel para investimento ou para morar? Se para morar não concordas que os 400k renderiam mais em outras aplicações pois o imóvel como moradia não seria uma despesa (um passivo)? Se comprou como investimento para aluguel ou revenda posterior dai entendo perfeitamente.

    abços
    ITM

    ReplyDelete
  13. VBI minha crítica não é contra a aquisição do imóvel, apenas disse que imóvel para morar não é investimento e sim um passivo pois não te renderá nada, mesmo que valorize 1000% você estará morando nele! E caso venda só conseguirá comprar algo igual ou inferior, porém se o imóvel for para investir (não morando nele, investimento para revenda posterior ou aluguel) nesse caso sim é um excelente investimento.
    Blog é isso mesmo, não são só elogios meu caro, infelizmente se quiser mantê-lo precisa aceitar bem isso ou moderar os comentários pois muitas pessoas se baseiam em blogs de investimento para guiar os próprios passos.

    Abraços!

    ReplyDelete
  14. Vida Boa.. Entendo o seu lado.. só acho que exagerou.. 400 pila num imóvel.. podia ter sido menos, não? uns 150, 200.. Sim.. eu sei que um imóvel de 400 pila é muuuuuuito melhor do que um de 200, 150.. Acontece que o que tu juntou ficou empenhado.. Boa sorte e felicidades.
    César

    ReplyDelete
  15. Pois eh, concordo com os amigos...
    Esse imóvel aí deve sair em torno de 2,5k a 3k de aluguel...
    Tanto trabalho para chegar em um valor desses...

    Foi totalmente contra os "princípios" de investimento.

    Mas boa sorte aí, espero que não se arrependa =]

    ReplyDelete
  16. Também vivo este dilema. É duro ter que tirar $ da carteira de investimentos, mas não dá para torrar 2,5k todo mês em aluguel, fora o fator emocional. O meu aluguel foi reajustado "por valor de mercado"em 22%, sem contra-argumentação. Poderia procurar um outro apartamento com aluguel mais barato e com contrato atrelado ao IGPM, mas optei por construir uma casa e devo me mudar em poucos meses. Para terminar: from All About Asset Allocation, Second Edition
    "For practical reasons, home equity from the house you live in should be left outside the asset allocation of your investment portfolio."

    ReplyDelete
  17. Olá VB,

    Estava procurando imovel para morar mas desisti devido a saturação de valores que se encontra o mercado. No meu caso, estava morando no apartamento da familia e por pressão da noiva fiquei procurando durante 2 meses imoveis mas sem sucesso. Então pensei por que não comprar o imovel da minha família embora o mesmo precise realizar algumas reformas. É isso que vou fazer.
    Pela noticia que andei lendo, se você comprou para investir, este não seria o momento. Agora, se você comprou para morar, ai fico quieto. Não sei se poderia chamar de bolha imobiliaria o momento é de venda para quem investiu.
    Boa sorte no seu imóvel e parabéns pela aquisição.
    Abrs
    IG

    ReplyDelete
  18. Concordo com a maior parte dos comentários. Imóvel para moradia é passivo (tudo ok). Ocorre que o momento é o pior possível para comprar (a não ser que tenha pago abaixo do mercado, o que acho que não é o caso já que comprou de construtora). A valorização dos imóveis a partir de agora deve ficar abaixo, no máximo igual, ao da inflação, na média.

    ReplyDelete
  19. Favor comentar a cotação da HYPE3 valor justo de 38 e hoje fechando em 18,00 hoje. Que decepção de análise. Infelizmente deixarei de ver esse blog

    ReplyDelete
  20. Casa própria não é investimento, mas cada um faz sua escolha. 400k investidos em LCI daria 3750 reais por mês. Pagaria o aluguel de um baita apartamento. Em fundo imobiliário daria 3200 e corrigiria tb pela inflação no ano que vem.

    Outra coisa é que vai continuar pagando aluguel até pegar as chaves. E essa entrega pode atrasar. O custo de oportunidade será grande. Em 30 meses seria mais ou menos 112.500,00.

    Também gostaria de lembrar que apartamento comprado na planta, depois de pronto, ainda requer um gasto grande para se colocar armários, blindex, piso, iluminação, etc. Pode contabilizar mais uns 60k de gasto se quiser tornar o apartamento habitável.

    ReplyDelete
  21. amigo, você não pode ter blog..não aceita críticas. E olha q as críticas foram merecidas!!
    Tu se enrolou..acho melhor fechar essa tentativa de blog de investimentos. boa sorte e adeus

    ReplyDelete
  22. Desistiu do blog?

    ReplyDelete
  23. Olá Vida Boa, tudo bem!?
    Gosto muito de sua didática com seus investimentos, e sei o quanto é difícil agradar a gregos e troianos. Estou sempre acompanhando seus posts.
    Peço humildemente que sempre que possível incluir o blog Finanças Forever na sua lista de blogs interessantes, já que o seu sempre esteve na linha lista de blog que recomendo, des do inicio de minhas postagens no meu blog.
    Abraços ao amigo e sucesso!

    ReplyDelete
  24. Sobre apartamentos e família, muitos jovens não entendem que chega uma fase da vida em que alguma grana vai ter de morrer em imóvel. Não tem jeito.
    Há várias vantagens objetivas e financeiras em alugar para quem é solteiro ou não mora com filhos. Na ponta do lápis, concordo com os críticos à adquirir imóvel para morar. Torna-se passivo.
    Por outro lado, quem é casado e tem filhos (ou pretende tê-los em breve) deve mudar a visão um pouco. A possibilidade de o locatário pedir o apartamento gera uma insegurança à família que não tem preço que pague.
    Tem mais, no apartamento alugado você não investirá no conforto e na beleza. Não vai preparar aquele lindo quarto de bebê com armários embutidos novos para receber o maravilhosos novo membro da família nem vai pintar as paredes com desenhinhos, por exemplo.
    Outro motivo é que uma mudança súbita (por causa do fdp do locatário) pode complicar a logística da escola e do trabalho em grandes centros urbanos.
    Posso fazer um texto imenso de motivos pelos quais, para uma família, é melhor possuir o imóvel onde pretende morar por alguns anos.
    A frieza da planilha não fala muito em termos da vida real.
    Quem tá na primeira metade dos 20 e entendeu as finanças, aproveite para morar alugando. Quem tá mais perto dos 30 deve considerar possuir o imóvel. Evitará grandes dores de cabeça e conflitos internos.
    Tentar fazer o exterior encaixar-se no seu mundinho interno é muito duro, com consequencias psicológicas e práticas.
    É vantagem aceitar a vida como é e usar seus conhecimentos para torná-la melhor.
    Warren Buffet tem duas filhas e, perguntado sobre elas, respondeu que o mais importante é o "amor incondicional". Família é isso.
    Abraço e sucesso no novo imóvel!!!!

    ReplyDelete
  25. Parabens pelo excelente blog......espero poder rever novas noticias....
    Muito obrigado
    Deus te abençoe muito na sua caminhada

    ReplyDelete
  26. Achei o imóvel caro e não acredito nesta valorização, o mercado imobiliário não anda bem. Um aBRAÇO. vISITE O MEU BLOR: ofogareu.blogspot

    ReplyDelete
  27. Esta subindo bem a bolsa de valores é uma maravilha
    https://escoladinheiroonline.com/curso-viver-de-cripto-e-bom-funciona-vale-a-pena/

    ReplyDelete
  28. Legal subindo devagar mas já deve ter uns bons dividendo com esse capital. eu estou investindo pouco comprei um curso para aumentar minha renda o fórmula negócio online

    ReplyDelete


  29. Legal esta de parabéns pelo conteúdo, Eu buscando como ter uma renda extra para investir.
    https://viversodeblog.com/forma-incriveis-de-como-ter-uma-renda/

    ReplyDelete
  30. Opa Legal seus trabalhos estão aparecendo os resultados muito bom. Quando puder visite meu site.
    https://escoladinheiroonline.com/formula-negocio-online-4-0-alex-vargas-2023-atualizada/

    ReplyDelete