Este post foi reformulado - desculpem pelo transtorno, mas estou realmente com tempo limitado e estou fazendo meu melhor para poder continuar a contribuir com idéias para os leitores!!
*****
Esse post dá sequência à publicação sobre a Receita para alcançar a Independência Financeira.
Reduzindo suas despesas
Essa área para mim é sem sombra de dúvidas a mais importante de todas. É aqui que toda a base do seu futuro financeiro começa. Você pode se dar bem no trabalho, aumentar sua renda e até ganhar na loteria - mas se você não tiver controle das suas despesas elas podem facilmente corroer qualquer patrimônio e até mesmo tornar você dependente deste vício que o dinheiro traz com o seu poder de compra.
Preste muita atenção neste post, pois o seu futuro pode depender dele.
Antes de começar com o conteúdo, gostaria de frisar que o seu nível de despesas NÃO deve corresponder à sua renda. Em contrapartida, elas devem corresponder à sua fase de vida (solteiro morando com os pais, recém casado, casado com filhos, etc). É muito importante entender isso se você realmente quer adquirir sua IF. Isso significa que enquanto sua renda aumenta com o passar do tempo, as suas despesas se mantém estáveis - aumentando o diferença entre as duas contas.
Bom, vou começar dividindo as despesas em 4 tipos principais por ordem de importância.
a) Despesas de Manutenção: São os gastos que te mantém vivo. (moradia, luz, água, comida)
b) Despesas com Conforto: São todos os gastos que fazem você feliz, mas que você não depende deles para viver (diarista, clubes, academia, restaurantes)
c) Despesas com Bens Duráveis: São as despesas que constroem seus bens patrimoniais e tem longa duração. (casa, carro, geladeira, fogao, etc)
d) Despesas Eventuais: Aqui entram todas as "surpresas" da vida. São gastos ninguém quer, mas devem ser provisionados. (médico, farmácia, manutenção da casa e do carro)
A grande sacada do meu plano é reduzir ao máximo as despesas de manutenção, equilibrar despesas com conforto (de acordo com a sua vontade e pressa em atingir a IF), traçar um plano descente em relação aos bens duráveis e minimizar as despesas eventuais de acordo com a sua criatividade.
Assim, voce deixa de gastar bastante com agua, luz e outras coisas que você não dá muito valor e passa a se preocupar um pouco mais com coisas que deixam você feliz, como fazer esportes e comprar coisas para a casa - aumentando a sua qualidade de vida!!
Com este plano eu acredito que 100% da população brasileira pode reduzir seu padrão de consumo. E incluo a população de baixa renda nesta conta.
Vou começar as dicas para cada uma destas despesas no próximo post.
Aê, Vida Boa, já estava com "crise de abstinência" de artigos aqui no blog......rsrsrrs
ReplyDeleteParabéns pelo artigo de redução de despesas. É fundamental fazer planejamento em relação aos itens de consumo, a fim de que nossa estrutura de gastos não interfira negativamente na nossa estratégia de investimentos.
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Valeu Gui!
ReplyDeleteVB, aguardo a atualização de setembro!!!
ReplyDeleteÉ isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Ótimo sempre busco informações sobre investimento aqui gosto também do site Escola Dinheiro Online la também aprendo sobre finanças e como ganhar dinheiro.
ReplyDeletehttps://escoladinheiroonline.com/