Thursday, December 30, 2010

Planos para 2011

Olá amigos,

2010 foi um ano excelente! Ano em que economizei bastante dinheiro, viajei para lugares interessantes, li alguns bons livros e o mais legal de tudo - conheçi este mundo de investidores-blogistas procurando o mesmo objetivo que eu! Foi um ano ótimo também no lado pessoal - muito bem aproveitado com a minha esposa, familiares e amigos.

Para 2011, eu e a minha esposa possuímos metas ambiciosas. A principal delas é chegar em 1/2 milhão de reais investidos. Eu sei que eu poderia dizer 500 mil - mas 1/2 milhão é mais gostoso. Da até água na boca!!

Saímos de aprox 240 mil final de 2009 para 370 mil no final de 2010. Uma economia de 130 mil. Nunca na minha vida eu achei que pudesse economizar tudo isso em apenas 1 ano. Com mais 130 mil nós chegararemos ao 1/2 milhão! Isso significa mais um ano de disciplina financeira.

Vamos às contas.

Meu salário foi reajustado para 14.000
+ Nós vamos ter uma outra fonte de renda de 3.000 em 2011 (esposa)
- Nossos gastos mensais somam hoje 4.000 (incluindo besteirol)
= Nossa meta de economia será de 13.000 por mês em 2011.

Em 12 meses, a meta seria de 156 mil. Isso significa que a gente pode chegar lá em outubro de 2011 - isso se a bolsa ajudar. Sobre a distribuição dos investimentos, os meus amigos bloguistas finalmente me convenceram a começar investimentos de baixo risco. Só que eu só farei isso quando a bolsa ultrapassar os 75 mil pontos. Até lá infelizmente eu ainda sou comprador - eu ainda estou otimista com o Brasil! Nós vamos ter a Copa e as Olimpíadas ainda! Vai entrar bastante dinheiro aqui! Acima disso farei aportes em algum investimento de baixo risco (possívelmente EFTs). Acima dos 90 mil pontos eu começarei a me desfazer um pouco das posiçōes. Mas isso eu deixarei para pensar melhor mais para frente...

Outra meta que depende um pouco menos de mim é relacionada aos proventos. Meu objetivo é chegar aos 30 mil recebidos no ano. Isso daria 2.500 ao mês. Um dinheirinho razoável para me livrar da sarjeta. Ah, rendimentos de aplicaçōes de baixo risco também serão considerados proventos para que não hajam conflitos entre as metas.

A minha última grande meta não é financeira - mas importantíssima para quando eu atingir a IF. Saúde. Eu já tentei academia diversas vezes, já tentei correr, mas não dá. Eu acho muito chato. Em 2010 meu objetivo foi "pagar a academia o ano inteiro". Eu paguei. Frequentei ela bem por 6 meses. O resto foi no sufoco. Eu aprendi que eu não posso ficar muito tempo sem ir para academia - senão eu paro de vez.

Enfim. Com isso eu achei um objetivo melhor para 2011. Praticar qualquer exercício físico de 30 min pelo menos 1 vez por semana. Alguns podem estar rindo agora, mas para mim este já é um plano ambicioso. Não pela frequência - mas pela continuidade.

Nas primeiras semanas de 2011 eu acho que vou ser obrigado a visitar a academia. Mas depois vou procurar alguma escolinha de tênis. Eu acho que vai ser legal adicionar um espírito competitivo na jogada.

Bom. Acho que já deu de planos né? Se eu conseguir todos eles eu já me considero um cara feliz. As outras áreas da minha vida já estão boas demais e não precisam mudança. :)

Ahhh. A última coisa, mas não menos importante é que nós estamos pensando em ter filhos (apenas 1 se a natureza ajudar). Não tem muito o que explicar - é apenas um fluxo natural da vida. Com 5 anos de casado já da pra ter um eu acho.... Se pensar muito em $$ não da vontade de ter. Mas se pensar na minha idade e na idade da minha esposa (28) já é hora. Eu acho que a única explicação que eu tenho é essa. Não querer pareçer o avô do moleque! :)

Eu tenho certeza que depois que eu ter eu vou arranjar mais motivos para querer tê-los. Eu mantenho vocês informados, ok?

Abraços a todos e sucesso em 2011 !!!

VB

17 comments:

  1. Muto bom VB....

    Bacana os objetivos...

    Atenção especial pra saude...

    Eu por exemplo pretendo correr e malhar até os 70...

    Tudo de bom em 2011 e sucesso nos objetivos!

    ReplyDelete
  2. Valeu Helison! Que você tenha um excelente 2011.

    ReplyDelete
  3. Parabéns pela iniciativa!!!
    Acho que planejamento financeira é metade do caminho para atingir os objetivos, a outra metade é a disciplina.
    Sucesso e bons trades!!
    http://cztradingsystem.blogspot.com/

    ReplyDelete
  4. VB

    Parabéns pelos investimentos, sua terceira meta(filho) eu já atingi e digo de boca cheia, é maravilhoso ter um bambino correndo pela casa.

    Cuidar da saúde é muito importante, até para poder usufruir de seus investimentos.

    abraço e sucesso em 2011

    ReplyDelete
  5. Excelente artigo, VBI! Torço muito pelo seu sucesso em 2011!


    Cuidar da saúde é muito importante. Fiquei acometido de um forte resfriado nos últimos dias, e digo que é muito ruim ficar doente. Falo por experiência própria - literalmente....rsrsr


    Feliz 2011 e vamos que vamos!


    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ReplyDelete
  6. Vida Boa, desistiu do comércio de crustácios a beira mar? Que pena, estava pensando em ser seu sócio...

    Pelo visto você estará se aposentando já em 2012 sem dificuldades.

    Com uma estimativa aproximada de 50 anos de vida pós aposentadoria, o que você pretende fazer nesse meio tempo antes da morte? Somente trocar fraudas e ir para a academia?

    Abraços e sucesso.

    ReplyDelete
  7. VB,

    Excelentes metas.
    Ainda me impressiona sua capacidade (e da sua esposa) de economizar.
    Saúde, cuide bem dela. Atividade física é hábito, é igual economizar e investir, vira vício.
    Filhos, são maravilhosos.

    Abraço e feliz 2011.

    ReplyDelete
  8. VB,

    Cuidar da saúde é essencial, com ela é possível correr atrás de todo o resto.

    Boa sorte em seu planejamento e que 2011 seja repleto de novas oportunidades!

    Abraços

    Naê

    ReplyDelete
  9. sucesso na busca pela sua independência financeira
    http://etrader.blogspot.com/

    ReplyDelete
  10. Obrigado pelos comentários pessoal!

    Que todos vocês tenham um 2011 muito construtivo e feliz ao lado dos amigos e familiares!

    Oliver, eu adorei o seu comentário. Dei algumas boas risadas agora!! hehehe Eu ainda não abandonei a idéia dos crustáceos beira mar! Se deus quiser nós ainda seremos sócios cervejeiros!! :) Academia e fralda por 50 anos não dá né!!

    abraços a todos e sucesso!!

    VB

    ReplyDelete
  11. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  12. VB,
    Lá vai eu te instigar de novo.rs
    Realmente dei umas risadas agora!rs
    30min por semana de exercício ? Já está com 90 anos de idade ? Deve estar morrendo...rs
    30 min por semana não adianta NADA! Por semana? Que continuidade é essa ? Vc vai estar é perdendo esses 30min! Que alias, duvido que é só 30min, pq tem que contar o tempo de ida e volta da academia, gasto com translado etc...rs
    Estranho ter tanto empenho em finanças e não arranjar forças pra saúde. Vc tem muitos anos pela frente pra gastar o dinheiro. Isso que acho que vc deve pensar.
    Bom, depois do sabão, vou te contar o que ando fazendo sobre isso.
    Odeio corrida e odeio musculação. Não encontrei um esporte que me agrada até hj, que me dê prazer de fazer mesmo. Mas mesmo assim, estou fazendo os 2! Pq apesar de não gostar, o pós-exercicio me dá uma sensação boa no corpo e consciencia tranquila. Aliás, acho que é o melhor investimento que faço hj. O melhor custo benefício. Não é igual a investimento a longo prazo que vc vai juntando o dinheiro e só depois de 10 anos vc pode usufruir. Exercicio fisico, vc "investe" e já está gastando os "benefícios" logo depois que "investiu". Fazer exercicio é uma mer%$#@, não gosto. Mas é o melhor custo/beneficio que tenho no momento. Melhor que o financeiro.

    ReplyDelete
  13. Como faço pra aguentar ir na academia? Arranjei uma academia que passo em frente no caminho da volta do trabalho. E coloquei na minha mente que ir pra academia é igual trabalho. Vc não pode faltar no trabalho, então não pode faltar na academia tb! Feriados, nao vou no trabalho, nem na academia! rs
    Me limitei tb a apenas 1hora por dia.Antes estava fazendo 2 horas (corrida + musculacao).Mas vi que nao vou fazer isso o resto da vida. Agora 1 hora por dia dá pra suportar!Um dia eu corro, outro dia é musculação. Já suporto 8h horas sentado a bunda no trabalho. Pq nao posso dedicar 1hora pra minha saude? Entro na academia, faço as coisas o mais rapido possivel, pq acho um saco e vou embora. Com o tempo está melhorando...Estou suportando mais e gostando dos beneficios.
    Segue dicas resumo:
    Corrida: para melhorar o aerobico
    Musculacao: dar força e melhorar a estética
    Alimentacao: Cortar porcaria e comer menos que emagrece! Não faça exercicio achando que vai emagrecer com isso. A alimentacao acho que é responsavel por 70% do emagrecimento. Nosso corpo é economico demais... Correr 10km e depois comer um hamburguer e coca cola já era.
    Dormir: Recuperar o corpo e até comer menos (dormindo mais, tem menos tempo pra comer)
    Penso em tudo isso, pq no ritmo que estou,demorarei a acumular minha independencia financeira... Entao quero estar ótimo com 45, 50 anos!
    abs!

    ReplyDelete
  14. Sobre casamento e filhos,
    acho que é igual cometa que está vindo colidir com nosso planeta.
    Não podemos fazer nada. É o rumo da vida.
    Logo logo tb entrarei na fase de casamento, filhos...
    O cometa tá chegando! rs
    abs!

    ReplyDelete
  15. valeu ID... Voce gosta de me boar para pensar einh!! hehehe

    Eu pretendo ir para a academia mais do que apenas 1 vez por semana de 30 min obviamente. É claro que concordo com você... Só que eu coloquei essa meta para me assegurar que eu não vou deixar de fazer atividades físicas nenhuma semana... É algo que eu posso cumprir, sabe? Seria o meu mínimo.

    Agora é legal pensar em academia como parte do trabalho. Quem sabe eu começo a fazer alguma coisa antes do dia começar todo dia? Vou fazer um experimento... Já que você ta me ajudando a sair da zona de conforto mesmo, não é mesmo?

    Como parte do meu plano, eu vou começar a reportar aqui no blog o resumo das minhas atividades físicas!!! Assim eu me obrigo a não dar vexame!!! heheheh

    abraços meu amigo ID! Que 2011 seja ótimo para você! Quero saber se esse casamento sair do papel einh!!!

    VB

    ReplyDelete
  16. É pq penso até demais...
    Tenho que "esparramar" isso pros outros! rs
    Sobre academia, o que falam é que o mínimo é 3x por semana. Tento ir os 5 dias (seg a sexta). Mas se consigo ir 4, já estou satisfeito, pq quer dizer que fiz mais dias de exercicio que parado. 4 dias contra 3 !
    Antes de começar o dia é otimo, pq vc já resolve logo esse "problema", pode chegar em casa depois do serviço com a consciencia tranquila e missão cumprida. Fiz isso por algum tempo, mas nao deu certo pq não gosto muito de acordar cedo!rs

    Se começar a postar que só foi 1 dia na semana, vai dar vexame fácil! hauahua

    Valeu! Otimo 2011 pra vc tb.
    Sobre o casamento, vai sair... Ninguém segura um cometa!rs
    abs!

    ReplyDelete
  17. Gostei muito dos seus planos espero que tudo de certo você merece

    ReplyDelete