Thursday, August 26, 2010

Estratégia do meu portfolio

Sobre a minha carteira, eu estou montando ela dividindo basicamente em 3 tipos de investimento.

1) Crescimento - Apostando no Futuro (Crescimento da Carteira)

Buffetology: A idéia é escolher empresas com boas margens de lucro, baixo endividamento e com vantagem competitiva. Ainda não consegui analisar o balanço de todas as empresas. Pretendo fazer isso conforme vou avançando com o blog..
Na prática: A melhor empresa desta carteira é a Ambev. Fico feliz de ouvir recomendações / dicas...
PLANO: Comprar mais destas empresas em períodos de baixa da ibovespa. Procurar empresas boas com um preço bom. Começarei a ver com mais carinho estas empresas apenas se o ibovespa cair abaixo dos 60 mil pontos.

2) Empresas "Estáveis" - Blue Chips (Crescimento da Carteira com menos Risco)

Diversificação: Como sou novato e tenho tempo limitado para leitura de balanços, adicionei um pouco de blue chips no meu portfolio em caráter defensivo... Procurei ouvir recomendações de LP da minha corretora Ativa..
PLANO: Manter em carteira apenas em caráter defensivo. Não vou comprar mais nada aqui.

3) Dividendos (Renda Anual + Ajuste da Inflação)

Fluxo de Caixa: Meu objetivo aqui é conseguir um Fluxo de Caixa constante.. Tenho como idéia usar apenas os dividendos destas empresas ao me "aposentar".
PLANO: Expandir, expandir, expandir... Com o ibovespa nesta faixa de 60-70 mil pontos, acredito que estas são as melhores empresas para investir. Eu particularmente adoro a Eletropaulo pelo dividend yield, pelo baixo endividamento e pelas margens de lucro.. Estou acumulando o máximo número de ações possíveis aqui, para que um dia elas me possibilitem usar seus dividendos.

Segue a Composição detalhada da Carteira...

Por curiosidade também estou enviando um resumo das minhas ações por setor de atuação...

Petróleo        87,095      28%
Varejo          58,196      19%
Bancos         49,034      16%
Mineração    36,922      12%
Energia E.     50,370      16%
Siderurgia     23,450      8%

22 comments:

  1. Olá,

    Gostei da sua idéia de dividir a carteira em 3 grupos com objetivos distintos. Faço instintivamente um pouco disto também.

    Acho que a AMBV3 está mais para o grupo de blue chips do que no grupo de crescimento, apesar de ter uma participação pequena no IBOV.

    ReplyDelete
  2. IeF: Eu concordo com você. A Ambev é uma empresa de primeira linha. Eu coloquei ela no primeiro grupo porque eu acho que ela vai ter um crescimento maior do que as outras blue chips...

    ReplyDelete
  3. Interessante essa ideia dos grupos!

    As únicas que não concordo no seu portfólio são empresas X. Elas rendem mais em especulação e pelo nome do Eike do que pelo próprio balanço... Acho que é arriscar demais.

    Também fique de olho nas margens da PFRM3 e P/L da HYPE3, mas como você mesmo agrupou são empresas que podem ter crescimentos expressivos.

    Queria muito também investir na Ambev e Eletropaulo, estou pensando seriamente em entrar nas duas. Tenho que começar a diversificar mais mesmo.

    Abraços e sucesso!

    ReplyDelete
  4. Oi Renda Passiva.. Verdade. Existe um risco alto nas empresas X. Mas eu decidi apostar no futuro delas.. Hoje, OGX por exemplo obtém receita apenas através de investimentos em RF. Entretanto, ela esta descobrindo um poço de petróleo atrás do outro. Sem contar a enorme reserva de gás no Maranhão. Da uma olhada no site deles (http://ri.ogx.com.br/).. Entra na pagina 3 do link abaixo..
    http://ogx.infoinvest.com.br/ptb/1174/Release%202T10%20portugu%EAs%20vfinal.pdf
    São 13 perfurações concluídas e 6 em andamento.. Como ela não é estatal, eu espero que o custo do barril seja significativamente menor do que a Petrobras, aumentando o retorno do capital empregado..

    Sobre a MMX, essa daí realmente é um tiro no escuro que eu to dando... A empresa esta mais ou menos - eu sei que ela ta aumentando a capacidade e isso vai fazer o custo por unidade mais baixo se deus quiser..

    Profarma: Furada mesmo... A empresa vai bem, mas com pouca perspectiva de crescimento de receita e margens baixas como vc já mencionou.... To tentando sair dela.. To esperando um repique pra cima..


    Hypermarcas: Nessa empresa o que eu acredito é o modelo de negócios! Acho que ela vai se beneficiar muito com o crescimento da classe média..

    IeF: Eu acho a Ambev talvez uma das melhores opções de compra atualmente.. Imagina só o que vai aconteçer quando a classe média começar a gastar dinheiro em bebidas... Nao tem limite!! Agora, imagina isso com uma margem de 44%!! É show de bola!! Pra cada 1 real a mais de venda, são 44 centavos de lucro EBITDA, ou ~25 centavos de lucro líquido!! Excelente!!

    Abraços!!

    ReplyDelete
  5. Amigo o seu blog é show de bola!
    A Eletropaulo (ELPL6) ocupou o posto de maior desvalorização do índice Bovespa em setembro, com queda de 8,48%.
    As ações foram pressionadas pelo pessimismo gerado pelo sugestão da Aneel (Agência Nacional da Energia Elétrica) de um novo índice para retorno regulatório sobre o capital das distribuidoras (WACC) de 7,15% ao ano no seu terceiro ciclo de revisão, que se inicia no quarto trimestre deste ano – bem abaixo do esperado pelo mercado.

    A Eletropaulo, uma distribuidora pura, deve ser uma das mais impactadas pela redução, caso ela se concretize – segundo analistas, a queda no lucro em função da WACC menor pode chegar a 20%. Segundo estimativa do Credit Suisse, a mudança poderia reduzir em 8,7% do lucro por ação para a Eletropaulo em 2011 e de 17,4% em 2012. Lucros a menos podem significar também dividendos a menos, um dos principais atrativos das empresas de energia elétrica. Avaliando o novo cenário, o Itaú reduziu sua recomendaçãopara os ativos da empresa para underperform.

    Jorge Luís
    jaribacoes.blogspot.com

    ReplyDelete
  6. obrigado pelo comentario Jorge. Muito legal o seu blog tambem! Eu confesso que nao sabia detalhes sobre a baixa da Eletropaulo. É complicado pq hoje eu ainda tenho que me dedicar ao emprego e acaba não sobrando muita energia para ficar em cima de todos os meus papéis...

    De qualquer forma eu agradeço a informação... Vou jogar esses dados na minha planilha de valuation para ver o novo valor da Eletropaulo e ver se bate com a cotação atual... acredito que o papel já esteja precificado...

    abracos

    ReplyDelete
  7. legal o seu plano de investimentos!
    Eduardo

    ReplyDelete
  8. Muito interessante sua forma de fazer investimento gostei

    ReplyDelete
  9. Muito boa as dicas de investimento me abriram os olhos

    ReplyDelete
  10. Muito boa sua estrategia gostei muito vou seguir suas dicas gostaria de uma mentoria dessa

    ReplyDelete
  11. Fazer investimento hoje e a melhor solução para quem deseja ganhar dinheiro

    ReplyDelete
  12. Amei o conteúdo estou fazendo investimentos e sei que vou conseguir ter bons resultados.

    ReplyDelete
  13. Amei suas dicas estou começando a fazer investimento como não tenho dinheiro estou taralhando com vendas para juntar para começa

    ReplyDelete
  14. Parabéns pelo conteúdo fenomenal com essas dicas irei conseguir alem disso comprei o treinamento formula negócio online do Alex Vargas que vai me ajuda

    ReplyDelete
  15. Conteúdo memorável esta de parabéns comprei o formula negocio online Alex Vargas para ganhar dinheiro extra para começar investir

    ReplyDelete
  16. Super conteúdo me ajudou bastante obrigada

    ReplyDelete
  17. A sua estrategia é muito boa estou seguindo algumas dela obrigada

    ReplyDelete
  18. Gostei das estrategia muito top estarei aplicando

    ReplyDelete
  19. Muito bom sua carteira eu só não gosto de ações de varejo não me sinto confortável em compra-las. Tenho um curso de marketing digital que esta me ajudando muito com as rendas

    ReplyDelete

  20. Muito bom esta maneira de investir e muito boa, eu acompanho um site que tem dicas muito boa o escola dinheiro deixo o site abaixo
    https://escoladinheiroonline.com/

    ReplyDelete
  21. Legal sua carteira e sua estrategia são muito boa. Eu estou começando e estou querendo comprar o curso do Alex Vargas Fórmula negócio online funciona, vou ver se é mesmo bom o dinheiro que eu ganhar estarei investindo. veja o site abaixo.
    https://escoladinheiroonline.com/formula-negocio-online-funciona-vale-a-pena-mesmo/

    ReplyDelete